Repository logo
 
Publication

MNAz 2.0: uma proposta estratégica para a reestruturação do website do Museu Nacional do Azulejo

dc.contributor.advisorCarvalho, Margarida Ribeiro Ferreira dept_PT
dc.contributor.advisorPereira, Sandra Cristina Martinspt_PT
dc.contributor.authorCamilo, Inês Fernandes
dc.date.accessioned2019-02-05T10:37:51Z
dc.date.available2019-02-05T10:37:51Z
dc.date.issued2018-12-03
dc.descriptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractA competitividade do setor cultural e de entretenimento torna necessário que os museus consigam atrair e manter os seus públicos. Desta forma, o presente trabalho de projeto tem como objetivo estudar a comunicação nos museus portugueses, principalmente do ponto de vista das Relações Públicas. Como tal, a revisão de literatura pretendeu compreender conceitos museológicos e descrever brevemente a História dos museus, bem como entender de que forma é exercida a atividade de Relações Públicas nestas instituições. Foi utilizado o modelo cíclico em quatro etapas para desenvolver um plano de comunicação para o Museu Nacional do Azulejo, focado na comunicação digital, propondo-se uma reestruturação do website e ações de divulgação da nova ferramenta, com o objetivo de promover um maior diálogo entre o Museu e o público. Apesar dos escassos recursos monetários do Museu, tentou criar-se um projeto adequado à realidade da organização. Embora possam existir algumas dificuldades na execução do plano de comunicação, este estudo contribui para o enriquecimento da literatura sobre as Relações Públicas nos museus, podendo constituir também um ppt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The competitiveness of the cultural and entertainment sector makes it necessary for museums to be able to attract and maintain their publics. In this way, the present project aims to study communication in portuguese museums, mainly from the point of view of Public Relations. As such, the literature review intended to understand museum concepts and briefly describe the History of museums, as well as to understand how Public Relations are practiced in these institutions. The cyclic model in four steps was used to develop a communication plan for the Museu Nacional do Azulejo, focused on digital communication, proposing a restructuring of the website and tactics to disseminate the new tool, aiming to promote a greater dialogue between the Museum and the public. Despite the scarce monetary resources of the Museum, a project suitable to the reality of the organization was created. While there may be some difficulties in implementing the communication plan, this study contributes to the enrichment of literature on Public Relations in museums and may also be a starting point for the creation of other plans of communication in the museum sector.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCamilo, I.F. (2018). MNAz 2.0: uma proposta estratégica para a reestruturação do website do Museu Nacional do Azulejo. Trabalho de projeto do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202054470pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9407
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectPlano de comunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação nos museuspt_PT
dc.subjectMuseu Nacional do Azulejopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectDigital communicationen
dc.subjectCommunication planen
dc.subjectMuseum communicationen
dc.titleMNAz 2.0: uma proposta estratégica para a reestruturação do website do Museu Nacional do Azulejopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleMNAz 2.0: uma proposta estratégica para a reestruturação do website do Museu Nacional do Azulejopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
tese_inescamilo.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: