Repository logo
 
Publication

Abordagem ao ensino da educação musical segundo uma perspetiva abrangente

dc.contributor.advisorRelvas, Máriopt_PT
dc.contributor.authorCarreira, Andreia Filipa dos Santos
dc.date.accessioned2015-09-30T11:30:59Z
dc.date.available2015-09-30T11:30:59Z
dc.date.issued2015-07
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Musical no Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado de Educação Musical no Ensino Básico, realizou-se a prática pedagógica supervisionada no 2º Ciclo do Ensino Básico, mais precisamente no 6º ano de escolaridade. As planificações foram elaboradas e cumpridas tendo em conta a metodologia de Swanwick, conforme verificaremos ao longo do relatório. Este trabalho tem em conta o plano de ação definido, reflete sobre o mesmo e foi construído tendo em conta os Planos Curriculares de Turma e suas características, bem como o Plano Educativo do Agrupamento. As reflexões individuais feitas ao longo do estágio, permitiram fazer alterações às planificações, melhorar a forma de pôr em prática a metodologia e adequá-la ao que melhor funciona com cada turma, permitindo uma reflexão fundamentada sobre as atividades, planificação, adequação e avaliação ao longo de todas as unidades didáticas. Ao pôr em prática e utilizar uma metodologia mais prática ao invés do teórico, conforme defende Swanwick, conseguimos respeitar os diferentes estádios de ensino/aprendizagem de cada aluno bem como conseguimos que todos desenvolvam competências, mesmo que diferentes entre eles, uma vez que trabalhamos vários aspetos que permitem a cada aluno desenvolver diferentes competências.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT In the Master in Music Education was realized held supervised teaching practice in the 2nd cycle of basic education, more precisely in the 6th grade. The lesson plans have been prepared and complied according with Swanwick methodology, as will check throughout the report. This work takes into account the defined action plan, reflects on it and was built taking into account the Portuguese Curriculum Plans and their characteristics as well as the Educational Grouping Plan. The individual reflections along the stage, allowed to make changes to lesson plans, improve the way of implementing the methodology and adapt it to what works best in each class, allowing reflection based on the activities, planning, adaptation and evaluation across all the didactic units. To implement and use a more practical methodology rather than the theoretical, as Swanwick advocates, we respect the different educational stages / learning of each student and got them all to develop skills, even different between them, since many work aspects that allow each student to develop different skills.en
dc.identifier.citationCarreira, A. F.. (2015). Abordagem ao ensino da educação musical segundo uma perspetiva abrangente [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5229
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação musicalpt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectMusic educationen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectMethodologyen
dc.subjectPlanningen
dc.titleAbordagem ao ensino da educação musical segundo uma perspetiva abrangentept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: