Publication
A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professores
dc.contributor.advisor | Valente, Bianor | pt_PT |
dc.contributor.author | Costa, Inês Vaz Rodrigues Vilhena da | |
dc.date.accessioned | 2018-05-23T09:16:54Z | |
dc.date.available | 2018-05-23T09:16:54Z | |
dc.date.issued | 2017-07-13 | |
dc.description | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.description.abstract | A formação em Primeiros Socorros é um objeto de estudo ainda em processo no nosso país. São poucas as investigações dedicadas ao ensino e formação de crianças e adultos nesta temática. Mas dos dados existentes, verifica-se que os portugueses têm um fraco conhecimento sobre Primeiros Socorros. O presente estudo foi implementado numa turma de 3.ºano do 1.ºCiclo do Ensino Básico, constituída por alunos com idades compreendidas entre os 8 e 9 anos, em contexto privado. Crianças com fraco conhecimento no âmbito dos Primeiros Socorros, desconhecendo a própria definição do conteúdo. Com este estudo pretende-se compreender “Como desenvolver aprendizagens significativas sobre Primeiros Socorros em alunos do 3.º ano do 1º CEB?”. Assim, para dar resposta a esta problemática, através de uma metodologia baseada nos princípios da investigação-ação, identificaram-se as conceções dos alunos em diferentes cenários de emergência, analisou-se o impacte das atividades e estratégias implementadas e, no final avaliou-se as aprendizagens adquiridas pelos mesmos durante a formação. Além disso, com a análise dos registos das sessões realizadas pela professora-estagiária, identificaram-se os constrangimentos sentidos durante o processo de ensino deste tema. No final da intervenção, a maioria dos alunos foi capaz de identificar que atitudes ou manobras a adotar em caso de asfixia, epilepsia, queimaduras e intoxicações. As feridas, as hemorragias e a influência do uso de água oxigenada para desinfetar a pele, são conteúdos que, apesar de serem adequados à idade, devem ter um reforço maior. A gestão do tempo foi um dos maiores constrangimentos sentidos enquanto professora-estagiária, na abordagem deste tema. O relatório apresentado visa incentivar o leitor para a investigação de novos grupos, de diferentes idades e contextos, de modo a enriquecer a nossa sociedade, pronta a intervir em situação de emergência. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT First Aid training is a subject of study still in process in Portugal. There are only a few studies devoted to the education and training of children and adults. On the basis of international studies data, the common level of knowledge on first aid assistance of the average Portuguese citizen is poor. The present study was developed in a private institution with a group of 3rd grade children, between 8 and 9 years old. This individuals had a lack of knowledge on first aid, and didn’t even know the definition of the word itself. Therefore, the objective of this study is to understand “which activities could develop first aid knowledge, skills and right attitudes on first aid assistance in 3rd grade children?”. Therefore, to achieve that objective, in a methodology of research-action, it was necessary to diagnose initial level of knowledge on different emergency scenarios to identify the impact of the adopted activities and strategies and, to recognize the developed knowledge in the end of the training. At the end of the intervention, the majority of students was able to identify which approaches should take over in case of asphyxia, epilepsy, burns and poisonings. Regardless of being appropriate to the age, wounds, bleedings and the influence of the use of hydrogen peroxide to disinfect the skin are subjects that must have a greater reinforcement. Although, the time management it was one of the biggest problems during this training. This report aims to encourage the reader to investigate new groups of different ages and contexts, in order to improve our society, making them ready to intervene in an emergency situation. | en |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201854562 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/8525 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Primeiros socorros | pt_PT |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.subject | Ação | pt_PT |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | First aid | en |
dc.subject | Elementary school | en |
dc.subject | Investigation | en |
dc.subject | Action | en |
dc.title | A abordagem dos primeiros socorros no 1.º ciclo: conceções dos alunos e professores | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A abordagem dos primeiros socorrros no 1 CEB Diário de uma professora-estagiária.pdf
- Size:
- 4.24 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: