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Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia

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O presente documento constitui-se como um relato crítico do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II que decorreu durante um período de quatro meses, em contexto de Jardim de Infância. O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma análise reflexiva e fundamentada de todo o percurso desenvolvido na prática, expondo ainda um processo investigativo desenvolvido em torno de uma problemática emergente do contexto. A autonomia das crianças relaciona-se diretamente com a liberdade e responsabilidade que cada um toma nas suas ações. Ao dizer-se que uma criança é autónoma é reconhecer que esta é o sujeito da sua própria ação. Porém, as crianças não nascem autónomas, pois entende-se por autonomia uma capacidade que se vai maturando com o desenvolvimento motor e psicossocial da criança. O educador, enquanto responsável pela educação das crianças fora do contexto familiar, deve estimular o desenvolvimento desta capacidade, usando diferentes metodologias e instrumentos. Do ponto de vista metodológico, optei pela realização de um estudo exploratório. Foram realizadas observações e registos diários (notas de campo), gravados vídeos do momento do Quadro das Mensagens na primeira e última sala de JI e, ainda, aplicado um inquérito por questionário às educadoras da instituição. Tudo isto com o objetivo de apurar dados concretos sobre este instrumento ser ou não promotor da autonomia das crianças, neste contexto. Os resultados a que cheguei sugerem que no contexto específico da minha prática, o Quadro das Mensagens é um instrumento que apoia o pensamento autónomo das crianças. Isto porque ao existir um momento específico da rotina para expor este instrumento, é-lhes conferida alguma segurança acerca do seu dia e, em consequência, autonomia na tomada de decisões e realização de tarefas.
ABSTRACT The following document reports the analysis about the developed work of Supervised Professional Practice II, which took place over a period of four months in a kindergarten context. The goal of this work is to present, in a reflexive way, the entire journey during the practice in order to develop an investigative work, addressing a problematic of the current context. Children autonomy relates to the freedom and responsibility that each one takes in their own actions. Consequently, saying that a child is autonomous is recognize that he/she is the subject of his own action. However, children are not born autonomous. This capacity grows with the development not only motor, but also psychosocial of the child. It is a responsibility of the kindergarten teacher, as a responsible for the education of children outside the family context, to stimulate the development of this capacity, using different methodologies and instruments. From the methodological point of view, I opted for an exploratory study. In order to collect data for this research I made daily observations and records (field notes), recorded videos on the moment of the Message Board, in the first and last kindergarten room, and applied a survey to the institution's teachers. The objective of doing this was to gather reliable data about this instrument, whether or not it promotes the autonomy of children. Finally, the results of this research suggest that in this specific context, the Message Board seems like an instrument that supports the autonomous thinking of children. By adding this specific moment in their routine and expose this instrument, they have some security about their day and, consequently, autonomy in making decisions and performing tasks.

Description

Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Jardim de infância Highscope Quadro das mensagens Autonomia Estudo exploratório Preschool education Messages board Autonomy Exploratory study

Citation

Silva, D. M. (2018). Quadro das mensagens: uma ponte para a autonomia (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9439

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