Repository logo
 
Publication

Ser pai e mãe é mesmo complicado (Filipe, 6 anos): Os papéis e as funções dos/as adultos/as e das crianças na família

dc.contributor.advisorTomás, Catarina Almeidapt_PT
dc.contributor.authorPereira, Joana Inês Ramos
dc.date.accessioned2018-03-20T12:15:19Z
dc.date.available2018-03-20T12:15:19Z
dc.date.issued2017-04-07
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO relatório que aqui se apresenta decorre da Prática Profissional Supervisionada (PPS) desenvolvida no contexto de jardim de infância (JI), de setembro de 2016 a janeiro de 2017. Durante a PPS, desenvolveu-se um projeto, decorrente da aplicação da Metodologia de Trabalho por Projeto, da observação do grupo e dos interesses revelados pelas crianças, centrado na descoberta das diferenças existentes entre as famílias. Após cerca de dois meses dedicados ao projeto, surgiu, diretamente relacionada, a possibilidade de estudar e investigar as conceções que as crianças do grupo tinham sobre as representações os papéis e funções assumidas por adultos/as e crianças nessa instituição social. Nesse processo fascinante de escuta e reflexão conjunta com as crianças, e a partir de uma metodologia qualitativa, foram desocultadas e reveladas conceções que me levaram a repensar a infância, as crianças e as suas concepções e a partir daí repensar a minha prática pedagógica. As conclusões remetem para uma crescente necessidade de repensar a infância enquanto categoria geracional ativa e capaz, provida de competências e capacidades que devem ser valorizadas, como o pensamento próprio e a reflexão. Torna-se também evidente o contraste e até a supremacia dos papéis e funções dos/as adultos/as, face aos das crianças, assim como o impacto que esse mesmo contraste tem na vida das mesmas. Nesse sentido, as conclusões retiradas abrem assim caminho à possibilidade de continuação de estudos neste âmbito, conferindo às crianças o seu direito em participar ativamente na sociedade à qual pertencem e nos estudos que à sua compreensão se dedicam.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The report here presented stems from Supervised Professional Practice, developed in a kinder garden context, from the end of September 2016 until the end of January 2017. The project was developed during the PPS, in result of the application of the Work-by-Project Methodology, true the observation of the group and the interests revealed by the children, centered on the differences between families. After about two months dedicated to this project, came the possibility of studying and investigating the conceptions that children of the group had about the different roles assumed by adults and children in that Social Institution. In this fascinating process of listening and reflecting together with the children, through qualitative methodology concepts have been unveiled and revealed concepts that have led me to rethink childhood and my pedagogical practice. The conclusions point to a growing need to rethink childhood as an active and capable generative category, provided with skills and capacities that should be valued, such as self-thinking and reflection. It’s also evident the contrast and even the supremacy of the roles and functions of the adults in opposition to children, as well as the impact that this contrast has on their lives. In this sense, the conclusions give the possibility of continuing studies in this field, giving children their right to participate actively in the society to which they belong and in the studies that are dedicated to understanding it.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201827336
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8261
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectConceções das criançaspt_PT
dc.subjectFunções sociaispt_PT
dc.subjectFamíliapt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectConceptions of childrenen
dc.subjectSocial functionsen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectSupervised professional practiceen
dc.titleSer pai e mãe é mesmo complicado (Filipe, 6 anos): Os papéis e as funções dos/as adultos/as e das crianças na famíliapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioFinal_JoanaPereira_2015179.pdf
Size:
661.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
ANEXOS.pdf
Size:
624.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: