Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Introdução à harmonia do séc. XX na disciplina de análise e técnicas de composição

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio.pdf3.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - O presente relatório centra-se nas aulas de Análise e Técnicas de Composição com a análise das turmas de 1º e 2º ano a serem feitas na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e as do 3º ano na Academia de Música de Lisboa. Ao nível da programação anual, tive como referência o que ficou estabelecido em decreto oficial pela Portaria nº 294/84 de 17 de Maio pelo Ministério da Educação. Este relatório encontra-se essencialmente dividido em três secções, uma primeira secção com a introdução e contextualização das escolas bem com das turmas envolvidas neste estudo. A segunda parte consiste na descrição das práticas educativas desenvolvidas nas três aulas que são analisadas, sendo que foi escolhida uma turma para cada um dos três anos da disciplina. A última secção diz respeito às conclusões genérias que foram tiradas ao longo deste trabalho/estágio. Como conclusão considero que a disciplina de A.T.C. quando devidamente integrada no projectdo educativo da escola, bem como num contexto de fomento da interdisciplinariedade e da criatividade para a criação musical, pode desempenhar um papel fundamental na evoluação do aluno tanto numa perspectiva de crescimento profissional como numa de formação puramente humanista. Por fim, tomei melhor consciência de que uma utilização integrada das teorias da psicologia da educação, pode ajudar a criar uma influência positiva junto dos alunos potenciando o seu desenvolvimento ao longo dos três anos.
Resumo II - A compreensão do fenómeno musical, é dotada de alguma complexidade, e não é passível de ser simplificada através de uma sebenta com regras taxativas. A música como um fenómeno em constante mudança põe facilmente em causa o “status quo” artístico que frequentemente se estabelece nos conservatórios e academias de música. As combinações sonoras que são indesejáveis num determinado período poderão tornar-se idiomáticas numa fase posterior, tomando forma nas obras de uma determinada franja cultural da composição musical. É no terceiro ano do curso de Análise e Técnicas de Composição que a mudança de paradigma se faz sentir de forma mais clara. Nesse ano, o estudo das linguagens musicais chega por fim ao séc. XX, e sendo que neste século há uma multiplicação de estéticas e tendências que acaba por levar a uma diversidade nunca antes presenciada, tornando-se premente encarar e problematizar este fenómeno de uma maneira a conseguir tirar o máximo proveito nesta disciplina. É exactamente neste ponto que surgem as dificuldades ao nível pedagógico. Havendo logo no início do séc. XX uma dispersão de diversas estéticas, isso implicará abordagens diversas consoante a especificidade de cada uma. O objectivo deste projecto de investigação, é conseguir fazer a introdução ao estudo da harmonia na primeira metade do séc. XX, e nas aulas, com o estudo prático da composição, criar uma aproximação pedagógica consistindo em exercícios e teorizações dos mesmos que possibilitem uma introdução às mudanças da linguagem musical no séc. XX. Considero que através de um planeamento criterioso é possível tornar as aulas de A.T.C. mais proveitosas criando oportunidades para que os alunos consigam criar uma empatia positiva com algumas das estéticas que marcaram o século XX e também para a continuidade do século XXI.
Abstract I - The following report is based on the class of Music Analysis And Compositon, in which the 1st and 2nd years were taught at Escola de Música Nossa Senhora do Cabo and the 3rd year at Academia de Música de Lisboa. To what the annual curriculum is concerned, I used as a reference the official law in Portaria nº 294/84 of the 17th of May as published by the Ministry of Education. This report is essentially divided into three sections, being the first an introduction and contextualization of the schools as well the class involved in this study. The second part consists of the explanation of the educational practice developed in the three lessons that were analyzed, being that each of the classes were chosen according to each year of the three year duration of the subject class. The last section is about the generic conclusion that was taken during this paper/internship. At the end of the intership I concluded that the subject Music Analysis and Composition, when properly integrated in the educational project of the school as well as in a context of fomenting interdisciplinarity and criativity in the process of musical creation, could have a fundamental part in the development of each student as well as a growth in a humanistic point of view. Ultimately, I realized that using the theories of psychology of education could help to create a positive influence with the pupils and potentiate the growth during the three years of the subject in matter.
Abstract II - Understanding the musical phenomenon is somewhat complex and is not liable of being oversimplified through an exercise book of strict rules. Music, as a phenomenon in constant change, easily undermines the artistic “status quo” which is frequently established at conservatories and music academies. The combinations of sounds that are undesirable in a certain period could become idiomatic in a later phase, shaped through the work of the cultural elite of musical composition. In the third and last year of the subject Music Analysis and Composition, the change of paradigm is felt in a much clearer way. Finally, at that stage, the study of musical languages arrives at the end of the twentieth century, in which there is a multiplicity of tendencies and aesthetics that eventually end up in a diversity never before experienced, becoming very important to face this phenomenon in such a way that would be possible to take maximum benefit of this subject. At exactly this point, difficulties emerge at the pedagogical level, being the twentieth century an array of different aesthetics which will imply different approaches accordingly to each specificity. The main goal of this research project is to make an introduction to the study of harmony of the first half of the twentieth century, and in the classes, with the practical study of composition, create a pedagogical approach that would consist of exercises and theorization of the same exercises that would enable an introduction to the changes of the musical languages of the twentieth century. I consider that a with a plan of rigorous criteria, it is possible to make the subject of Musical Analysis and Composition more beneficial in creating opportunities so the students can create a positive empathy with some of the aesthetics that feature the twentieth century and also for the twentieth first century.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música - Área de Composição

Keywords

Escola Planificação Didática Pedagogia Programa Técnicas de composição School Planning Didactics Pedagogy Program Composition techniques

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License