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O ensino e a aprendizagem da história: problematização do presente e desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia no 2.º ciclo do ensino básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Dias, Alfredo Gomes | |
| dc.contributor.author | Santos, Maria Teresa Formigão e | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T09:39:18Z | |
| dc.date.available | 2025-11-10T09:39:18Z | |
| dc.date.issued | 2025-07-17 | |
| dc.date.submitted | 2025-07-06 | |
| dc.description | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | |
| dc.description.abstract | O presente relatório final decorre no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. A elaboração deste estudo de caráter investigativo decorre de uma intervenção educativa realizada no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo, no presente relatório, tem como problemática: A abordagem de um ensino e aprendizagem da História, direcionado para a relação entre Presente e Passado, contribui para o desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia. Foram definidos os seguintes objetivos: (i) Analisar o impacto da relação presente/passado na abordagem ao ensino da História de Portugal, no 2.º CEB; (ii) Analisar o desenvolvimento das Competências para uma Cultura da Democracia (CCD) na implementação do currículo de HGP, no 2.º CEB; (iii) Refletir sobre as metodologias de ensino da História que melhor contribuem para a sua finalidade de construção de uma cidadania democrática. A metodologia utilizada foi de natureza mista, uma vez que, foram utilizadas a recolha de dados estatísticos e uma análise de estatística simples, tendo sido recolhidos dados através de pesquisa documental, produções dos alunos e observação direta. Os resultados obtidos permitiram-nos compreender que a problematização do presente contribui para um ensino e uma aprendizagem da História mais significativa para os alunos, revelando potencialidades no desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia e deste modo a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. | por |
| dc.description.abstract | This final report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice II Curricular Unit, part of the master’s degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education (CEB), and Portuguese and History and Geography of Portugal (HGP) in the 2nd Cycle of Basic Education (CEB), of the Escola Superior de Educação, of the Instituto Politécnico de Lisboa. This research study is the result of an educational intervention carried out in the 2nd Cycle of Basic Education. The current report studies the following problem: the approach to teaching and learning History, focused on the relationship between Present and Past, contributes to the development of Skills for a Culture of Democracy. The following objectives were defined: (i) to analyze the impact of the present/past relationship on the approach to teaching the History of Portugal, in the 2nd CEB; (ii) to analyze the development of Skills for a Culture of Democracy (CCD) in the implementation of the HGP curriculum, in the 2nd CEB; (iii) to reflect on the History teaching methodologies that best contribute to its purpose of building democratic citizenship. The methodology was a mixed-methods approach, as it involved the collection of statistical data and a basic statistical analysis, with data being collected through document analysis, student productions, and direct observation. The results obtained allowed us to understand that problematizing the present contributes to a more meaningful teaching and learning of History for students, revealing potential in the development of Competences for a Culture of Democracy, thus fostering the formation of critical and participatory citizens in society. | eng |
| dc.identifier.citation | Santos, M. T. F. (2025). O ensino e a aprendizagem da história: problematização do presente e desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia no 2.º ciclo do ensino básico [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Institucional do Politécnico de Lisboa http://hdl.handle.net/10400.21/22247 | |
| dc.identifier.tid | 203981677 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/22247 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
| dc.subject | Consciência histórica | |
| dc.subject | Competências para uma cultura da democracia | |
| dc.subject | História de Portugal | |
| dc.subject | Historical consciousness | |
| dc.subject | Competend for democratic culture | |
| dc.subject | History of Portugal | |
| dc.title | O ensino e a aprendizagem da história: problematização do presente e desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia no 2.º ciclo do ensino básico | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
