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Persuasão e publicidade

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2020-02-20T15:25:48Z
dc.date.available2020-02-20T15:25:48Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractA publicidade como comunicação de massas presente nos media estende a sua influência a toda a sociedade, de tal modo que ninguém consegue ficar indiferente a ela. É constituída por mensagens persuasivas, quer sejam claras e identificáveis no domínio do racional, subtis ou mesmo subliminares que agem fora dos mecanismos conscientes do sujeito. Esta transferência do racional para o afectivo, fora do controlo do sujeito, a que se tem assistido na publicidade ao longo do último século conduziu investigadores, como McLuhan, a afirmarem que «as mensagens publicitárias não estão orientadas para um consumo consciente. O seu principal destino é o de serem pílulas subliminares para o subconsciente» (1964, p. 280). É esta passagem da racionalidade, na qual o receptor é um elemento activo, para a afectividade, no domínio da irracionalidade, em que este deixa de controlar o processo da influência a que está a ser sujeito, que domina a concepção das mensagens publicitárias actuais.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F.C., & Veríssimo, J. (2004). Persuasão e publicidade. In F. Costa Pereira & J.Veríssimo (Coords.), Publicidade: O estado da arte em Portugal (cap.2, pp. 33-72). Lisboa: Sílabo.pt_PT
dc.identifier.isbn972-618-341-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11134
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSílabopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.subjectAtitudespt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectMensagem publicitáriapt_PT
dc.subjectDiscursos publicitáriospt_PT
dc.titlePersuasão e publicidadept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage72pt_PT
oaire.citation.startPage33pt_PT
oaire.citation.titlePublicidade: O estado da arte em Portugalpt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
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