Repository logo
 
Publication

Compreendendo a ligação da mão à batuta: a influência da posição da mão na eficácia do gesto do maestro

dc.contributor.advisorBurfin, Jean-Marc
dc.contributor.advisorJerónimo, Manuel
dc.contributor.authorSantos, André Alexandre Ferreira dos
dc.date.accessioned2023-12-13T15:44:52Z
dc.date.available2023-12-13T15:44:52Z
dc.date.issued2023-11-14
dc.descriptionRelatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme Decreto-Lei nº107/2008 de 25 de Junho.pt_PT
dc.description.abstractSegundo a literatura de referência da técnica de direção de orquestra, podemos distinguir duas formas principais de segurar a batuta: com a palma da mão virada para baixo (posição horizontal) e com a palma virada para dentro (posição vertical). Ambas utilizadas nos dias de hoje, estas posições obrigam a um funcionamento diferenciado do gesto ao nível articular e muscular, e consequentemente têm influência direta na posição da ponta da batuta relativamente ao pulso do maestro. Assim, o objetivo deste projeto artístico será determinar se alguma destas duas posições é mais eficaz na comunicação do maestro com a orquestra, na perspetiva dos músicos, para quem o gesto é dirigido. Complementarmente, ambas as posições foram avaliadas ergonomicamente. A metodologia adotada compreendeu um estudo de caso efetuado na unidade curricular Orquestra de Repertório Sinfónico da Escola Superior de Música de Lisboa no ano letivo 2022/2023, através de um inquérito por questionário aos músicos que avaliou a eficácia de oito variáveis em dois excertos musicais contrastantes, de três perspetivas visuais. Para o objetivo complementar, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a dois fisioterapeutas. A reflexão sobre os resultados obtidos permite concluir que a posição horizontal foi unanimemente mais eficaz no excerto lento, não ocorrendo diferenças significativas entre as duas no excerto rápido, para a maioria da orquestra. No entanto, para os músicos que observam o maestro lateralmente, a posição vertical demonstrou ser mais eficaz neste último. Em termos ergonómicos, concluímos que ambas as posições são anatomicamente corretas, não havendo diferenças relevantes entre elas nesta perspetiva.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - According to the main literature of orchestral conducting technique, we can distinguish two main forms of holding the baton: with the palm of the hand facing downwards (horizontal position) and with the palm facing inwards (vertical position). Both in use today, these positions require a differentiated functioning of the gesture at the joint and muscular level, and consequently have a direct influence on the position of the tip of the baton relative to the conductor's wrist. Thus, the main goal of this artistic project will be to determine if any of those two positions is more efficient in the conductor’s communication with the orchestra, from the musicians perspective, to whom the gesture is intended. Complementary, both positions were evaluated ergonomically. The chosen methodology included a case-study with the curricular unit Symphonic Repertoire Orchestra from Escola Superior de Música de Lisboa in the school year 2022/2023, through a questionnaire intended for the musicians that evaluated the efficiency of eight variables in two contrasting musical excerpts, from three visual perspectives. For the complementary goal, semi-structured interviews where applied to two physical therapists. The obtained results alow to conclude that the horizontal position was unanimously more efficient in the slow excerpt, but no significant differences occurred between the two in the fast excerpt, for the majority of the orchestra. However, for the musicians that observed the conductor from a lateral view, the vertical position was more efficcient in this last one. Ergonomically, we concluded that both positions are anatomicaly correct and present no relevant differences between them in this perspective.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203419430
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16698
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTécnica de direção de orquestrapt_PT
dc.subjectPosições da mãopt_PT
dc.subjectEficácia do gesto do maestropt_PT
dc.subjectErgonomia do gesto do maestropt_PT
dc.subjectConducting techniquept_PT
dc.subjectHand positionspt_PT
dc.subjectEfficiency of conductor’s gesturept_PT
dc.subjectErgonomics of conductor’s gesturept_PT
dc.titleCompreendendo a ligação da mão à batuta: a influência da posição da mão na eficácia do gesto do maestropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleCompreendendo a ligação da mão à batuta: a influência da posição da mão na eficácia do gesto do maestropt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Projecto Artístico - André Santos.pdf
Size:
6.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: