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A crescente necessidade das marcas de Fast Fashion se tornarem sustentáveis: o caso da H&M

dc.contributor.advisorVeríssimo, Jorge Domingos Carapinhapt_PT
dc.contributor.authorLoureiro, Beatriz Pedrosa
dc.date.accessioned2022-02-03T15:57:58Z
dc.date.available2022-02-03T15:57:58Z
dc.date.issued2021-11-23
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractEstando a temática da sustentabilidade a ganhar, cada vez mais, importância na sociedade e, sendo a indústria da moda uma das principais responsáveis pelos problemas ambientais existentes, é inevitável que estes dois temas comecem a surgir como um só. Isto porque, com o avanço dos problemas ambientais, a pressão para que as empresas do setor da moda ajam de forma a reduzir o seu impacto ambiental tem vindo a crescer. Por essa razão, cada vez mais vemos marcas e grupos a agirem e a alterarem a sua forma de trabalhar. A H&M, a segunda maior retalhista da indústria da fast fashion é, sem dúvida, um desses exemplos. A presente investigação pretende avaliar de que forma a H&M tem comunicado este seu compromisso. Deste modo, ao longo desta investigação desenvolveram-se dois tipos de análise: uma qualitativa a algumas das campanhas da H&M, de forma a perceber como a marca alterou a sua comunicação; e uma quantitativa, através do método do questionário, com o objetivo de avaliar se estas alterações são percetíveis ao olhar do consumidor e se passam uma mensagem clara.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: As the issue of sustainability is increasingly gaining importance in society and, being the fashion industry one of the main responsible for the existing environmental problems, it is inevitable that these two themes begin to emerge as one. This is because, as environmental problems advance, the pressure for companies in the fashion industry to react and take initiatives to reduce their environmental impact has been growing. For this reason, we increasingly see brands and groups taking action and changing the way they work. H&M, the second largest retailer in the fast fashion industry, is undoubtedly one such example. This research aims to evaluate how H&M has communicated this commitment. Thus, throughout this research 2 types of analysis were developed: a qualitative one to some of H&M's campaigns over the years in order to understand how the brand changed its communication and a quantitative one through the questionnaire method with the purpose of understanding if these changes are then perceptible to the consumer and if they pass a clear and objective message.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLoureiro, B.P. (2021). A crescente necessidade das marcas de Fast Fashion se tornarem sustentáveis: O caso da H&M. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/14245pt_PT
dc.identifier.tid202888088pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14245
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectSustentabilidadept_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectFast fashionen
dc.subjectModa sustentávelpt_PT
dc.subjectPublicidade ambientalpt_PT
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectFashionen
dc.subjectSustainable fashionen
dc.subjectEnvironmental advertisingpt_PT
dc.titleA crescente necessidade das marcas de Fast Fashion se tornarem sustentáveis: o caso da H&Mpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleA crescente necessidade das marcas de Fast Fashion se tornarem sustentáveis: o caso da H&Mpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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