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- A novel approach for user equipment indoor/outdoor classification in mobile networksPublication . Alves, Pedro; Saraiva, Thaína; Barandas, Marília; Duarte, David; Moreira, Dinis; Santos, Ricardo; Leonardo, Ricardo; Gamboa, Hugo; Vieira, PedroThe ability to locate users and estimate traffic in mobile networks is still one of the major challenges when it comes to planning and optimizing the networks. Since indoor location is not always possible or precise, having the ability to distinguish indoor from outdoor traffic can be a valuable alternative and/or improvement. In this paper, two different machine learning algorithms are presented to classify a user’s environment, whether indoor or outdoor, using only data from a Long Term Evolution (LTE) network. To test both algorithms, two different measurement campaigns were done. Both campaigns used a smartphone to gather data from the user’s side. The first measurement campaign was done across 6 different cities, ranging from small rural areas to large urban environments, while the second was only done on a large urban city. On the second campaign, Network Traces (NT) data was also collected from the network side. The first algorithm consists on a Random Forest (RF) and the second relies on a Long Short Term Memory (LSTM), thus covering both more traditional machine learning and deep learning approaches. The results varied from 0.75 to 0.91 on the F1-Score, depending on the validation strategy, showing promising results.
- A crescente necessidade das marcas de Fast Fashion se tornarem sustentáveis: o caso da H&MPublication . Loureiro, Beatriz Pedrosa; Veríssimo, Jorge Domingos CarapinhaEstando a temática da sustentabilidade a ganhar, cada vez mais, importância na sociedade e, sendo a indústria da moda uma das principais responsáveis pelos problemas ambientais existentes, é inevitável que estes dois temas comecem a surgir como um só. Isto porque, com o avanço dos problemas ambientais, a pressão para que as empresas do setor da moda ajam de forma a reduzir o seu impacto ambiental tem vindo a crescer. Por essa razão, cada vez mais vemos marcas e grupos a agirem e a alterarem a sua forma de trabalhar. A H&M, a segunda maior retalhista da indústria da fast fashion é, sem dúvida, um desses exemplos. A presente investigação pretende avaliar de que forma a H&M tem comunicado este seu compromisso. Deste modo, ao longo desta investigação desenvolveram-se dois tipos de análise: uma qualitativa a algumas das campanhas da H&M, de forma a perceber como a marca alterou a sua comunicação; e uma quantitativa, através do método do questionário, com o objetivo de avaliar se estas alterações são percetíveis ao olhar do consumidor e se passam uma mensagem clara.
- “Agradecemos por tudo, não nos desculpamos por nada.” - A Campanha de comunicação para a Marca TAP Air PortugalPublication . Silva, Filipa Andreia Serra da; Veríssimo, LuísO presente trabalho final de projeto teve como objetivo a criação e desenvolvimento de uma campanha de comunicação para a marca TAP Air Portugal com a respetiva estratégia de meios para a sua difusão. Para a realização deste projeto foi necessária a revisão de literatura sobre temáticas como a marca, a comunicação de marketing, a comunicação de marca, posicionamento, entre outros. De forma a executar este projeto as temáticas em analise foram a Marca TAP Air Portugal bem como a estratégia de meios, o marketing mix, entre outros. No final, a campanha resultou numa mensagem singular via Manifesto cuja difusão é concretizada quer offline, quer online.