Repository logo
 
Publication

O poder de influência das redes sociais no consumo de conteúdos da Netflix em Portugal

dc.contributor.advisorDi Fátima, Brancopt_PT
dc.contributor.authorBertassoni, Júlia dos Santos
dc.date.accessioned2023-02-20T14:49:30Z
dc.date.available2023-02-20T14:49:30Z
dc.date.issued2022-12-06
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.pt_PT
dc.description.abstractNo mundo digital em que vivemos, as redes sociais podem ser poderosos acessórios na construção de ideias ou opiniões sobre uma determinada matéria. A presente investigação procurou averiguar a relação entre a utilização das redes sociais e o consumo de conteúdos da Netflix no panorama português. Deste modo, a questão de partida que se colocou foi: “A interação entre utilizadores nas redes sociais pode influenciar o consumo de séries e/ou filmes da Netflix em Portugal?”. Os principais objetivos deste trabalho consistem em entender a relação da população com as redes sociais, se estas conseguem influenciar as escolhas dos consumidores relativamente a produtos ou serviços, perceber a relação dos indivíduos com a Netflix, caracterizar o utilizador desta plataforma e, por último, fazer a relação entre as redes sociais e a Netflix. O método utilizado foi o inquérito por questionário online, dividido em quatro grupos de questões: i) redes sociais, ii) Netflix, iii) redes sociais e Netflix e iv) características sociodemográficas. O questionário foi partilhado através das redes sociais, onde obteve uma amostra de 254 respostas. Os principais resultados reunidos nesta investigação demonstram que as redes sociais conseguem ser elementos influenciadores entre os inquiridos no momento de escolherem uma série ou um filme da Netflix.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: In the digital world where we live, social networks can be powerful accessories in the construction of ideas or opinions on a particular subject. The present investigation explores the relation between the use of social networks and the content consumption from Netflix in Portugal. Thus, the starting question was: “Can the interaction between users on social networks influence the consumption of Netflix TV shows or movies in Portugal?”. The main goals of this work are to understand the population’s relation with social networks, whether social networks can influence user’s choices regarding products or services, understand people’s relation with Netflix, characterize the platform user and, finally, to establish the relationship between social networks and Netflix. The method used was an online questionnaire survey, divided into four groups of questions: i) social networks, ii) Netflix, iii) social networks and Netflix and iv) sociodemographic characteristics. The survey was shared through social networks, where it obtained a sample of 254 responses. The main results gathered in this investigation show that social networks can be influential elements among the respondents when choosing a Netflix series or movie.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBertassoni, J.S.(2022). O poder de influência das redes sociais no consumo de conteúdos da Netflix em Portugal [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/15662pt_PT
dc.identifier.tid203229150pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15662
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectStreamingpt_PT
dc.subjectNetflixpt_PT
dc.subjectOpiniãopt_PT
dc.subjectInfluênciapt_PT
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectOpinionen
dc.subjectInfluenceen
dc.titleO poder de influência das redes sociais no consumo de conteúdos da Netflix em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
oaire.citation.titleO poder de influência das redes sociais no consumo de conteúdos da Netflix em Portugalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O poder de influência das redes sociais no consumo de conteúdos da Netflix em Portugal_Júlia Bertassoni (12896).pdf
Size:
1.25 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: