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- O papel das relações públicas na Associação Portuguesa de NeuromuscularesPublication . Ferreira, Ana Beatriz de Carvalho; Garcia, AndreiaA estratégia de Relações Públicas da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN) desempenha um papel fundamental para ajudar a organização a alcançar os seus objetivos relativamente à promoção do conhecimento sobre as doenças neuromusculares e à necessidade de divulgar os avanços científicos associados a estas doenças. Este relatório de estágio possui como objetivo obter uma melhor compreensão da comunicação estratégica na área das doenças neuromusculares, na APN, identificando o possível papel do profissional de Relações Públicas no cumprimento dos objetivos da organização. O estágio de três meses na APN envolveu a recolha, análise e criação de conteúdos diariamente recorrendo ao website, Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e YouTube. Foi realizado um estudo de natureza qualitativa, em que se procedeu à análise do ambiente, bem como da comunicação da APN, incluindo, uma análise do conteúdo dos canais de comunicação da organização, que conduziu a uma proposta para uma estratégia de comunicação, como resultados alcançados no decorrer deste relatório de estágio, argumenta-se que a comunicação é uma componente crítica da divulgação dos objetivos da APN. Através do desenvolvimento de novas iniciativas, tornou-se cada vez mais evidente que a comunicação é uma parte fundamental do sucesso da organização. Conclui-se que as organizações sem fins lucrativos, como a APN, devem desenvolver estratégias que respondam às necessidades do seu público alvo.
- O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de géneroPublication . Aguiar, Beatriz Alexandra Ferreira; Silva, Maria JoãoO presente relatório realiza-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico. São finalidades deste relatório: i) a descrição e análise reflexiva sobre as práticas pedagógicas ocorridas no 1.º e no 2.º CEB; ii) a apresentação do estudo investigativo, realizado no âmbito do 1.º CEB, que apresenta como tema “O contributo da literatura para a infância para a desconstrução de estereótipos de género”. O principal objetivo do estudo foi investigar como a Educação Literária no 1.º CEB pode contribuir para a desconstrução de estereótipos de género. Em conformidade, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar a relevância do tópico dos estereótipos de género na Educação Literária no 1.º CEB; ii) Relacionar as aprendizagens essenciais da Educação Literária com a desconstrução dos estereótipos de género; iii) Identificar estratégias que desenvolvam simultaneamente as aprendizagens essenciais da Educação Literária e a desconstrução de estereótipos de género. O estudo foi desenvolvido numa turma de 3.º ano de escolaridade, com 22 crianças. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, nomeadamente por um estudo de caso com características de Investigação-Ação. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação participante, o inquérito por questionário, a chuva de ideias e a recolha das produções elaboradas pelas crianças (desenhos e textos). Relativamente às técnicas de tratamento de dados, foram utilizadas a análise estatística e a análise de conteúdo. Os resultados do estudo permitiram concluir que é possível desconstruir estereótipos de género de forma articulada com as aprendizagens essenciais da Educação Literária, com recurso a estratégias como: a seleção de livros com personagens que refutam os estereótipos de género; a discussão; a escrita de textos; a comparação de contos tradicionais com versões modernas; e o barómetro de valores.
- O poder de influência das redes sociais no consumo de conteúdos da Netflix em PortugalPublication . Bertassoni, Júlia dos Santos; Di Fátima, BrancoNo mundo digital em que vivemos, as redes sociais podem ser poderosos acessórios na construção de ideias ou opiniões sobre uma determinada matéria. A presente investigação procurou averiguar a relação entre a utilização das redes sociais e o consumo de conteúdos da Netflix no panorama português. Deste modo, a questão de partida que se colocou foi: “A interação entre utilizadores nas redes sociais pode influenciar o consumo de séries e/ou filmes da Netflix em Portugal?”. Os principais objetivos deste trabalho consistem em entender a relação da população com as redes sociais, se estas conseguem influenciar as escolhas dos consumidores relativamente a produtos ou serviços, perceber a relação dos indivíduos com a Netflix, caracterizar o utilizador desta plataforma e, por último, fazer a relação entre as redes sociais e a Netflix. O método utilizado foi o inquérito por questionário online, dividido em quatro grupos de questões: i) redes sociais, ii) Netflix, iii) redes sociais e Netflix e iv) características sociodemográficas. O questionário foi partilhado através das redes sociais, onde obteve uma amostra de 254 respostas. Os principais resultados reunidos nesta investigação demonstram que as redes sociais conseguem ser elementos influenciadores entre os inquiridos no momento de escolherem uma série ou um filme da Netflix.