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Advisor(s)
Abstract(s)
Resumo I - Este trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, da Escola Superior de Música de Lisboa.
A primeira parte, a prática pedagógica, esteve integrada num estágio em regime de exercício que, foi desenvolvido no Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD), situado na Ilha de São Miguel (Açores), onde estive a lecionar durante o corrente ano letivo. Para a sua realização recorri a três alunos, de diferentes níveis de aprendizagem, da classe de contrabaixo do CRPD (que leciono), para executarem trechos de música popular açoriana. Esta opção pela música popular açoriana está, obviamente relacionada com a localização do CvRPD mas também pelo facto de esta, nos últimos anos, estar a ser bastante dinamizada na ilha. A sua transcrição para contrabaixo será o ponto de partida para o trabalho de investigação por mim realizado. Para cada um destes alunos foram realizados planos de aula específicos nos quais se encontram vertidas as diferentes práticas educativas.
Por fim, foi elaborada uma análise crítica ao trabalho desenvolvido que se traduziu nas considerações finais.
Resumo II - A presente investigação, segunda parte do trabalho desenvolvido, tem como finalidade principal produzir material para a prática/ estudo do contrabaixo e assim, promover e difundir este instrumento. Para tal, dada a inserção geográfica do CRPD, recorri à técnica da transcrição no sentido de produzir material didático para contrabaixo de música tradicional açoriana. Este “novo tipo” de material de estudo permitiu aos meus alunos evoluir ultrapassando algumas das suas dificuldades técnicas e em simultâneo conhecerem e divulgarem as suas raízes. Dada a dificuldade na captação de alunos com que o CRPD sempre se deparou e sendo a primeira vez que contrata um mestrando, foi minha intenção formar uma classe de contrabaixo com escola técnica sólida. Para além de dinamizar e difundir a prática do contrabaixo nesta instituição, é minha intenção ainda, elevar o nível de estudo do contrabaixo ao máximo, podendo num futuro próximo, equiparar-se ao nível praticado no continente. Seguindo o resultado prático e teórico o exemplo de alguns músicos professores de que já tinham feito para outros instrumentos, decidi debruçar-me sobre a cultura musical açoriana e realizar uma recolha de temas tradicionais da ilha de São Miguel no sentido de expandir os conteúdos de estudo para contrabaixo. O recurso a este material tem como objetivo captar os jovens interessados no estudo do contrabaixo utilizando temáticas que lhes são culturalmente familiares, potenciando assim a aprendizagem do contrabaixo. Este trabalho permitiu ainda a associação do contrabaixo com a viola da terra, instrumento típico de São Miguel, o que poderá vir tornar-se uma prática comum com a evolução da música tradicional açoriana
Abstract I - This work was carried out within the scope of the Master's Degree in Music Teaching, at Escola Superior de Música de Lisboa. The first part, the pedagogical practice, was integrated into an in-service internship that was developed at the Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD), located on São Miguel Island, (Azores) where I was teaching during the current school year. For its realization, I resorted to three students, from different learning levels, from the double bass class of the CRPD (which I teach), to perform excerpts of Azorean popular music. This option for Azorean popular music is obviously related to the location of the CRPD, but also to the fact that, in recent years, it has been quite dynamic on the island. The transcriptions for the double bass will be the starting point for my research work. For each one of these students, specific lesson plans were created in which the different educational practices can be found. Finally, a critical analysis of the work developed was elaborated, which resulted in the final considerations.
Abstract II - The second part of this work has as main purpose to produce the production of material for the practice/study of the double bass and thus, to promote the dissemination of the double bass in on the island. To this end, given the geographic insertion of the CRPD, using the technique of transcription, I managed to produce material of traditional Azorean music, transcribed for double bass. This “new type” of study material allowed my students to evolve, overcoming some of their technical difficulties and at the same time, getting to know and divulging some musical culture of São Miguel. The CRPD has always faced the difficulty of attracting students for the double bass class and for the first time, this conservatoire hired a master's student from ESML. Due to that, it was my intention to form a double bass solid class. Following the model of some others teachers scholars, I decided to focus on Azorean music culture and transcribe some traditional themes from the island of São Miguel in order to expand the study contents for the double bass. The use of this material aims to capture young people interested in the study of the double bass using themes that are culturally familiar to them and enhance the learning of the double bass. This work also allowed the association of the double bass with the “viola da terra”, a typical instrument of São Miguel, which may become a common practice with the evolution of traditional Azorean music.
Resumo II - A presente investigação, segunda parte do trabalho desenvolvido, tem como finalidade principal produzir material para a prática/ estudo do contrabaixo e assim, promover e difundir este instrumento. Para tal, dada a inserção geográfica do CRPD, recorri à técnica da transcrição no sentido de produzir material didático para contrabaixo de música tradicional açoriana. Este “novo tipo” de material de estudo permitiu aos meus alunos evoluir ultrapassando algumas das suas dificuldades técnicas e em simultâneo conhecerem e divulgarem as suas raízes. Dada a dificuldade na captação de alunos com que o CRPD sempre se deparou e sendo a primeira vez que contrata um mestrando, foi minha intenção formar uma classe de contrabaixo com escola técnica sólida. Para além de dinamizar e difundir a prática do contrabaixo nesta instituição, é minha intenção ainda, elevar o nível de estudo do contrabaixo ao máximo, podendo num futuro próximo, equiparar-se ao nível praticado no continente. Seguindo o resultado prático e teórico o exemplo de alguns músicos professores de que já tinham feito para outros instrumentos, decidi debruçar-me sobre a cultura musical açoriana e realizar uma recolha de temas tradicionais da ilha de São Miguel no sentido de expandir os conteúdos de estudo para contrabaixo. O recurso a este material tem como objetivo captar os jovens interessados no estudo do contrabaixo utilizando temáticas que lhes são culturalmente familiares, potenciando assim a aprendizagem do contrabaixo. Este trabalho permitiu ainda a associação do contrabaixo com a viola da terra, instrumento típico de São Miguel, o que poderá vir tornar-se uma prática comum com a evolução da música tradicional açoriana
Abstract I - This work was carried out within the scope of the Master's Degree in Music Teaching, at Escola Superior de Música de Lisboa. The first part, the pedagogical practice, was integrated into an in-service internship that was developed at the Conservatório Regional de Ponta Delgada (CRPD), located on São Miguel Island, (Azores) where I was teaching during the current school year. For its realization, I resorted to three students, from different learning levels, from the double bass class of the CRPD (which I teach), to perform excerpts of Azorean popular music. This option for Azorean popular music is obviously related to the location of the CRPD, but also to the fact that, in recent years, it has been quite dynamic on the island. The transcriptions for the double bass will be the starting point for my research work. For each one of these students, specific lesson plans were created in which the different educational practices can be found. Finally, a critical analysis of the work developed was elaborated, which resulted in the final considerations.
Abstract II - The second part of this work has as main purpose to produce the production of material for the practice/study of the double bass and thus, to promote the dissemination of the double bass in on the island. To this end, given the geographic insertion of the CRPD, using the technique of transcription, I managed to produce material of traditional Azorean music, transcribed for double bass. This “new type” of study material allowed my students to evolve, overcoming some of their technical difficulties and at the same time, getting to know and divulging some musical culture of São Miguel. The CRPD has always faced the difficulty of attracting students for the double bass class and for the first time, this conservatoire hired a master's student from ESML. Due to that, it was my intention to form a double bass solid class. Following the model of some others teachers scholars, I decided to focus on Azorean music culture and transcribe some traditional themes from the island of São Miguel in order to expand the study contents for the double bass. The use of this material aims to capture young people interested in the study of the double bass using themes that are culturally familiar to them and enhance the learning of the double bass. This work also allowed the association of the double bass with the “viola da terra”, a typical instrument of São Miguel, which may become a common practice with the evolution of traditional Azorean music.
Description
Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
Keywords
Contrabaixo Transcrição Processo de ensino-aprendizagem Música tradicional açoriana Conservatório Regional de Ponta Delgada São Miguel Viola da terra Double bass Transcription Teaching-learning process Azorean traditional music
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa