Repository logo
 
Publication

Papel do educador de infância na gestão dos marcos de desenvolvimento à luz do modelo touchpoints

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorNunes, Clarisse
dc.contributor.advisorCorreia, Isabel
dc.contributor.authorFlores, Isabel Maria Taborda Cerqueira Gomes
dc.date.accessioned2025-02-06T13:53:33Z
dc.date.available2025-02-06T13:53:33Z
dc.date.issued2024-12-04
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce
dc.description.abstractCom base na necessidade de compreender as perceções das famílias relativamente às suas dúvidas e dificuldades na gestão dos marcos do desenvolvimento do/a seu/sua filho/a e de que forma é que o educador poderá prestar apoio às famílias na gestão dos marcos de desenvolvimento, surgiu o interesse de elaborar um estudo que permitisse compreender o papel que o Modelo Touchpoints (MTP) pode desempenhar neste apoio, identificando o papel do educador no apoio às famílias à luz do Modelo Touchpoints e percebendo o contributo da relação educador/família na gestão dos marcos de desenvolvimento. Esta investigação de natureza qualitativa desenvolveu-se em três fases distintas de trabalho, de forma a cumprir os objetivos propostos. Numa primeira fase foram definidos o tema e os objetivos do estudo, e efetuada a seleção dos participantes. Seguidamente, numa segunda fase, realizaram-se vários encontros de reflexão com as famílias, bem como uma sessão com uma especialista no MTP. Procedeu-se em seguida à recolha de dados com recurso a várias técnicas e instrumentos. Posteriormente, numa terceira fase, procedeu-se à análise dos dados recolhidos, através da técnica de análise de conteúdo, e em seguida redigiu-se a dissertação. Os resultados obtidos indicam-nos que uma abordagem com base no Modelo Touchpoints, colocando a criança e a família no centro da ação do educador, parece aumentar o entendimento e as respostas dos pais aos comportamentos e às necessidades de desenvolvimento de seus filhos. Antecipando os pontos críticos, os denominados “marcos de desenvolvimento”, que são períodos de grande mudança e disrupção, tanto para a criança quanto para os cuidadores, o educador coloca-se ao lado da família, preparando-a para estas transições.por
dc.description.abstractABSTRACT Based on the need to understand families' perceptions concerning their doubts and difficulties dealing with their children's developmental milestones and in which manner the educator can provide support to the families' management of said milestones, interest arose in carrying out a study that allows the understanding of the role that the Touchpoints Model (TPM) can play. This includes identifying the role of the educator in supporting the families regarding the Touchpoints Model and understanding the contribution of the relationship between educators and families in managing developmental milestones. This qualitative investigation was based on three distinct phases of work to meet the proposed objectives. In the first phase, the theme and objectives of the study were defined, as well as the selection of participants. Then, in the second phase, several reflection meetings were held with families and a session with a TPM specialist. Data was then collected using various instruments. Subsequently, in a third phase, data analysis was carried out, using the content analysis technique, and the dissertation was then written. The results suggest that an approach based on the Touchpoints Model, which places the child and the family at the center of the educator's actions, appears to enhance parents' understanding and responses to their children's behaviors and developmental needs. Anticipating the critical points, the so-called "developmental milestones," which are periods of significant change and disruption, both for the child and the caretakers, the educator aligns with the family, helping them prepare for these transitions.eng
dc.identifier.citationFlores, I. M. T. (2024). Papel do educador de infância na gestão dos marcos de desenvolvimento à luz do modelo touchpoints (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21391
dc.identifier.tid203801679
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21391
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectModelo Touchpoints
dc.subjectMarcos de desenvolvimento
dc.subjectPapel do educador
dc.subjectCreche
dc.subjectParentalidade
dc.subjectTouchpoints model
dc.subjectDevelopmental milestones
dc.subjectRole of the educator
dc.subjectNursery school
dc.subjectParenting
dc.titlePapel do educador de infância na gestão dos marcos de desenvolvimento à luz do modelo touchpointspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameIntervenção Precoce

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertacao_MIP_Isabel Flores_Versão Final.pdf
Size:
2.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: