Browsing by Issue Date, starting with "2024-12-04"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Papel do educador de infância na gestão dos marcos de desenvolvimento à luz do modelo touchpointsPublication . Flores, Isabel Maria Taborda Cerqueira Gomes; Nunes, Clarisse; Correia, IsabelCom base na necessidade de compreender as perceções das famílias relativamente às suas dúvidas e dificuldades na gestão dos marcos do desenvolvimento do/a seu/sua filho/a e de que forma é que o educador poderá prestar apoio às famílias na gestão dos marcos de desenvolvimento, surgiu o interesse de elaborar um estudo que permitisse compreender o papel que o Modelo Touchpoints (MTP) pode desempenhar neste apoio, identificando o papel do educador no apoio às famílias à luz do Modelo Touchpoints e percebendo o contributo da relação educador/família na gestão dos marcos de desenvolvimento. Esta investigação de natureza qualitativa desenvolveu-se em três fases distintas de trabalho, de forma a cumprir os objetivos propostos. Numa primeira fase foram definidos o tema e os objetivos do estudo, e efetuada a seleção dos participantes. Seguidamente, numa segunda fase, realizaram-se vários encontros de reflexão com as famílias, bem como uma sessão com uma especialista no MTP. Procedeu-se em seguida à recolha de dados com recurso a várias técnicas e instrumentos. Posteriormente, numa terceira fase, procedeu-se à análise dos dados recolhidos, através da técnica de análise de conteúdo, e em seguida redigiu-se a dissertação. Os resultados obtidos indicam-nos que uma abordagem com base no Modelo Touchpoints, colocando a criança e a família no centro da ação do educador, parece aumentar o entendimento e as respostas dos pais aos comportamentos e às necessidades de desenvolvimento de seus filhos. Antecipando os pontos críticos, os denominados “marcos de desenvolvimento”, que são períodos de grande mudança e disrupção, tanto para a criança quanto para os cuidadores, o educador coloca-se ao lado da família, preparando-a para estas transições.
- VerdAção: projeto transmedia for changePublication . Marques, Beatriz Moura Bernardino; Souto, JorgeEste projeto, intitulado VerdAção, explora o potencial das narrativas transmedia para mobilizar o público em ações sustentáveis. Partindo da sugestão de Robert Pratten, que argumenta que um projeto transmedia for change deve, não só transmitir informações como promover mudanças comportamentais duradouras, procurámos utilizar uma abordagem emocional, à qual as pessoas se sentissem mais próximas das causas ambientais. O objetivo principal foi criar uma narrativa através de diferentes plataformas que sensibilizasse e incentivasse o público a adotar práticas sustentáveis no seu dia a dia. Partindo dos conceitos de Henry Jenkins (2006) sobre o transmedia storytelling e de Kevin Moloney (2022) que estuda a aplicação de narrativas transmedia para mudanças e problemas sociais, desenhámos uma narrativa que se desenrola através de textos, fotografias, vídeos e áudios que foram publicados nas redes sociais, num site e num blog. Cada plataforma contribuiu para o desenvolvimento da história e ofereceu ao público diferentes pontos de entrada e interações que lhe permitiu participar no projeto. A narrativa conta a história de personagens que enfrentam os problemas ambientais, como a perda de biodiversidade, o aquecimento global, a poluição, a degradação dos solos e o excesso de resíduos. O projeto obteve resultados significativos em termos do alcance do público, principalmente quando integrámos elementos interativos e de cocriação com outros indivíduos ou instituições que já operam na área da sustentabilidade. Ao refletir sobre os resultados e implicações do projeto para o campo de estudo, realçamos a importância de diversificar as estratégias de comunicação para maximizar o alcance das campanhas transmedia. Tecnologias emergentes, como a realidade aumentada e a inteligência artificial podem enriquecer a experiência do utilizador e personalizar as interações a cada um. Por último, a integração de elementos culturais nas narrativas, que apelem à emoção e integração do público na criação das mesmas, pode ser um factor positivo a pesquisar em futuros projetos, assim como a colaboração com comunidades locais. Em suma, o projeto VerdAção contribuiu para a ampliação do campo das narrativas transmedia, revelando que as narrativas distribuídas por diferentes plataformas podem ser eficazes para inspirar o público a adotar mudanças no seu dia a dia para um futuro mais sustentável.
- “O problema dos robôs assassinos”: o desenvolvimento de um mockumentary transmediaPublication . Silva, Marcos Luís de Almeida; Souto, JorgeO presente trabalho descreve o desenvolvimento de um projeto conceptualizado como um mockumentary transmedia, intitulado “O Problema dos Robôs Assassinos”, cuja peça central consistirá numa minissérie. Propôs-se fazer a ponte entre estes dois conceitos e formas de contar histórias, o mockumentary e o transmedia storytelling: assim, no primeiro capítulo, procedeu-se a uma revisão da literatura existente e relevante, de modo a compreender as caraterísticas e processos discursivos, assente na pesquisa relativa ao género mockumentary (começando por um estudo sobre o género que o antecede, o documentário), à forma e estrutura narrativa em si, incidindo também na elaboração do arco do personagem, e culminando na análise às teorias subjacentes ao conceito de transmedia e transmedia storytelling, examinando as aplicações e possibildades práticas relevantes para a realização do projeto. No segundo capítulo, tendo em conta o estudo teórico empreendido, foi elaborada a base conceptual do projeto narrativo, consistindo na construção da bíblia da série, que contempla elementos como o mundo da história, os personagens, o enredo, ou as plataformas através das quais a história será contada, bem como o guião do episódio-piloto de “O Problema dos Robôs Assassinos”. Este trabalho pretende apresentar uma análise abrangente do género mockumentary, destacando a sua evolução e multiplicidade, e evidenciar a complementaridade entre o mockumentary e o transmedia, resultando na criação de uma narrativa ficcional que emprega ambos os modos para criar uma história envolvente e provocadora.
- As representações dos atores políticos Putin e Zelensky nos programas Agora CNN, CNN Prime Time e CNN Meia NoitePublication . Ângelo, Jéssica Soraia Palma; Bonacho, Fernanda do Rosário Farinha; Sá, Ana PaulaO presente trabalho retrata a experiência de estágio na redação da TVI/CNN Portugal de 8 de janeiro a 7 de abril de 2024 e tem como objetivo analisar representações dos atores políticos Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky na cobertura jornalística televisiva da CNN Portugal. A investigação observou a construção e o enquadramento noticiosos dos dois líderes durante fevereiro e março de 2024, com especial atenção às motivações subjacentes. A análise revelou uma abordagem predominantemente episódica, marcada pela personalização, dramatização e amplificação do conflito, o que contribuiu para a criação de narrativas polarizadas. Putin foi o ator mais mediatizado, com um enquadramento negativo centrado no problem frame, destacando o confronto com o Ocidente, a ameaça nuclear e o carácter repressivo do seu regime. Em contrapartida, Zelensky foi retratado de forma mais informativa, focando-se na sua luta por apoio ocidental, ainda que também alvo de críticas, sobretudo quanto à sua consistência política. O levantamento estatístico de 341 conteúdos jornalísticos, as entrevistas aos profissionais da redação e as observações descritas ao longo do período de estágio revelam a doutrina política dominante e as pressões inerentes ao jornalismo televisivo, como a limitação de tempo e de recursos. A estratégia metodológica adotada é de cariz documental (revisão da literatura, análise de todos os conteúdos informativos dos programas Agora CNN, CNN Prime Time e CNN Meia Noite, análise de discurso e representação imagética) e não documental (entrevistas exploratórias a profissionais e observação participante).
- FNAC Live - um estudo sobre o impacto do marketing experiencial na relação marca-consumidorPublication . Martins, Ana Carolina Correia; Pina, Helena Figueiredo; Silvestre, Cláudia Marisa VasconcelosO presente estudo investiga o impacto do festival FNAC Live na relação entre a marca FNAC e o consumidor. Através de uma metodologia qualitativa, que inclui uma entrevista à marca e entrevistas semiestruturadas a participantes do festival, a pesquisa analisa as motivações, experiências e perceções dos consumidores em relação ao evento e à marca. A investigação explora o conceito de brand attachment e consumer engagement, examinando como o FNAC Live contribui para a construção de laços emocionais e fidelização à marca. Os resultados indicam que o festival promove a identificação com a marca, a confiança e a criação de experiências memoráveis, reforçando a importância do Marketing Experiencial na construção de relações duradouras entre marcas e consumidores. Adicionalmente, a pesquisa discute o papel do evento na criação de valor para a marca e na consolidação da sua imagem no mercado.
- A persuasão na comunicação digital das marcas: o caso da indústria cosméticaPublication . Costa, Marta Penha Coutinho dos Santos; Gonçalves, RuiOs avanços tecnológicos e o aparecimento de plataformas digitais foram determinantes para a mudança de comportamentos e perspetivas de estilo de vida, afetando diretamente a comunicação das marcas. Neste cenário, a persuasão emerge como um recurso valioso na comunicação, com o poder de moldar ideias, alterar perceções e influenciar potenciais comportamentos. A interseção entre essas mudanças digitais e o uso estratégico da persuasão reforça a importância de compreender os novos padrões de interação e a sua importância. A indústria cosmética tem uma importância fundamental na economia global. Nos últimos anos temos assistido a grandes transformações, que obrigam os profissionais de marketing a dinamizar as suas estratégias de comunicação. Impulsionadas pelo crescente impacto dos meios digitais, atualmente as redes sociais são palco de uma intensa disputa pela atenção dos consumidores, enquanto procuram manter uma relação de proximidade com os mesmos. Neste contexto, as marcas de cosméticos enfrentam o desafio de atrair e fidelizar os seus consumidores, num ambiente extremamente competitivo e repleto de informações. Perante este cenário, a comunicação persuasiva torna se uma ferramenta essencial. Esta investigação teve como objetivo de identificar quais os fatores na comunicação persuasiva que, quando utilizados no ambiente digital, têm influência positiva na comunicação persuasiva das marcas de beleza. Os fatores analisados foram: a transparência, o conhecimento emocional, a credibilidade, os gatilhos mentais e a influência social. Adicionalmente também foram analisados os comportamentos, hábitos e interesses dos consumidores de produtos de beleza, na sua generalidade e nas redes sociais. A pesquisa foi feita através do método quantitativo, realizando-se um inquérito por questionário, divulgado online. Dos resultados obtidos, destaca-se que o fator “Conhecimento emocional”, “Gatilhos mentais” e “Influência social” são os fatores que influenciam positivamente a comunicação persuasiva. Em contrapartida, os fatores “Transparência” e “Credibilidade” não detêm influência na mesma.