Publication
Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB
dc.contributor.author | Lopes, Ana Sofia | |
dc.contributor.author | Morgado, Celda | |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T17:19:18Z | |
dc.date.available | 2020-07-23T17:19:18Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | O verbo integra uma classe aberta, variável, lexical e é o elemento nuclear do grupo ou sintagma verbal, com a função sintática de predicado (Choupina, 2013; 2015). Esta classe de palavras cria tanto uma predicação semântica como uma predicação sintática acerca de uma entidade - o sujeito (Duarte & Brito, 2003). Neste domínio, evidenciam- se os diversos papéis temáticos que o argumento sujeito pode desempenhar e que assumem extrema relevância na compreensão da leitura, já que fornecem importantes informações para a caraterização de personagens e para o entendimento da ação, enquanto categoria da narrativa. De igual modo, as diferentes situações verbais contribuem para a compreensão da leitura. Estas diferentes situações verbais que, ao longo dos textos, se encontram associadas às personagens concorrem, a par, por exemplo, dos adjetivos (classe de palavras privilegiada ao nível da caraterização de personagens), para a caraterização das mesmas e ainda para uma efetiva compreensão da sua evolução no decurso da narrativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lopes, A. S., Morgado, C. (2020) Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (67-86) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.083 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-11-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/12082 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Verbo | pt_PT |
dc.subject | Função sintática | pt_PT |
dc.subject | Predicado | pt_PT |
dc.title | Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 86 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.title | Investigação e Práticas em Leitura | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Das situações verbais à compreensão da leituraInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
- Size:
- 364.89 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format