Repository logo
 
Publication

Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB

dc.contributor.authorLopes, Ana Sofia
dc.contributor.authorMorgado, Celda
dc.date.accessioned2020-07-23T17:19:18Z
dc.date.available2020-07-23T17:19:18Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO verbo integra uma classe aberta, variável, lexical e é o elemento nuclear do grupo ou sintagma verbal, com a função sintática de predicado (Choupina, 2013; 2015). Esta classe de palavras cria tanto uma predicação semântica como uma predicação sintática acerca de uma entidade - o sujeito (Duarte & Brito, 2003). Neste domínio, evidenciam- se os diversos papéis temáticos que o argumento sujeito pode desempenhar e que assumem extrema relevância na compreensão da leitura, já que fornecem importantes informações para a caraterização de personagens e para o entendimento da ação, enquanto categoria da narrativa. De igual modo, as diferentes situações verbais contribuem para a compreensão da leitura. Estas diferentes situações verbais que, ao longo dos textos, se encontram associadas às personagens concorrem, a par, por exemplo, dos adjetivos (classe de palavras privilegiada ao nível da caraterização de personagens), para a caraterização das mesmas e ainda para uma efetiva compreensão da sua evolução no decurso da narrativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLopes, A. S., Morgado, C. (2020) Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (67-86) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.083pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-11-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12082
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2020/e-book_final_final_alt_07_07_vf.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectVerbopt_PT
dc.subjectFunção sintáticapt_PT
dc.subjectPredicadopt_PT
dc.titleDas situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEBpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage86pt_PT
oaire.citation.startPage67pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação e Práticas em Leiturapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Das situações verbais à compreensão da leituraInvestigação e Práticas em Leitura_e-book.pdf
Size:
364.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format