Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
364.89 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O verbo integra uma classe aberta, variável, lexical e é o elemento
nuclear do grupo ou sintagma verbal, com a função sintática de
predicado (Choupina, 2013; 2015). Esta classe de palavras cria tanto
uma predicação semântica como uma predicação sintática acerca de
uma entidade - o sujeito (Duarte & Brito, 2003). Neste domínio, evidenciam-
se os diversos papéis temáticos que o argumento sujeito pode
desempenhar e que assumem extrema relevância na compreensão da
leitura, já que fornecem importantes informações para a caraterização
de personagens e para o entendimento da ação, enquanto categoria da
narrativa. De igual modo, as diferentes situações verbais contribuem
para a compreensão da leitura. Estas diferentes situações verbais que,
ao longo dos textos, se encontram associadas às personagens concorrem,
a par, por exemplo, dos adjetivos (classe de palavras privilegiada
ao nível da caraterização de personagens), para a caraterização das
mesmas e ainda para uma efetiva compreensão da sua evolução no
decurso da narrativa.
Description
Keywords
Verbo Função sintática Predicado
Citation
Lopes, A. S., Morgado, C. (2020) Das situações verbais à compreensão da leitura: dados de um estudo no 1.º CEB in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (67-86) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa