Publication
Pintura abstracta: Cidadania em movimento
datacite.subject.fos | Humanidades:Artes | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Marques, Ana Silva | |
dc.contributor.author | Leite, Sara Costa | |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T15:23:14Z | |
dc.date.available | 2025-04-10T15:23:14Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | A arte pode contribuir para o desenvolvimento da Cidadania na Educação. No âmbito do conhecimento artístico, são reconhecidos os atributos provenientes de áreas distintas, ricos de informações, como é o exemplo das Artes Plásticas. Neste caso particular, a Pintura Abstrata e a Dança, possibilitam o alargamento de diversas capacidades e experiências de interseção, onde a dimensão criativa e conceção de objetos artísticos são uma possibilidade e na qual os conceitos de Cultura e Cidadania provenientes de duas realidades podem estar associados. No contexto de um estágio profissionalizante desenvolvido no Ano Letivo de 2020/2021, no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, realizou-se um estudo que visou aprofundar os conhecimentos e competências ao nível do processo de composição coreográfica. Este estudo teve como ponto de partida um estímulo visual – diferentes obras de artistas plásticos de arte abstrata e foi delineado como um projeto dirigido aos alunos de um Curso Profissional de Dança Contemporânea. O trabalho baseou-se no paradigma da abordagem metodológica qualitativa e sustentou-se nas premissas da investigação-ação. As obras artísticas específicas foram o ponto central do projeto, sendo determinante a partilha de valores e competências que permitiram aos alunos tomar decisões, fomentando o desenvolvimento de uma capacidade de participação responsável, cívica e ativa, resultando num Produto Artístico de Dança. | por |
dc.identifier.citation | Marques, A. S., & Leite, S. (2024). Pintura abstrata: Cidadania em movimento. Revista Estud(i)os de Dança, 2(1), 1–13. https://doi.org/10.53072/RED202401/00202 | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.53072/RED202401/00202 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21809 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Revista Estud(i)os de Dança | |
dc.relation.hasversion | https://ojs.fmh.ulisboa.pt/index.php/red/article/view/41 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | |
dc.subject | Dança | |
dc.subject | Cidadania | |
dc.subject | Composição coreográfica | |
dc.subject | Artes plásticas | |
dc.subject | Pintura abstrata | |
dc.title | Pintura abstracta: Cidadania em movimento | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 13 | |
oaire.citation.issue | 1 | |
oaire.citation.startPage | 1 | |
oaire.citation.title | Revista Estud(i)os de Dança | |
oaire.citation.volume | 2 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |