Repository logo
 
Publication

As técnicas de promoção da criatividade aplicadas ao ensino da criação coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão

dc.contributor.advisorGarcia, Vítor
dc.contributor.authorRibeiro, Catarina Lopes
dc.date.accessioned2020-01-02T17:08:01Z
dc.date.available2020-01-02T17:08:01Z
dc.date.issued2019-12-05
dc.descriptionRelatório final de estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.pt_PT
dc.description.abstractO estudo da psicologia da criatividade tem colocado a questão da educação e das artes no topo da discussão acerca dos processos criativos. Na perspetiva de melhorar a educação atual, bem como na expectativa de formação de indivíduos capazes de responder às necessidades do mundo contemporâneo, a psicologia da educação, da aprendizagem e do desenvolvimento têm acompanhado a evolução dos estudos. Por outro lado, sendo as artes um domínio propício aos ambientes criativos, estas tornam-se, evidentemente, o centro da discussão, carenciados ainda hoje em dia de uma consistente fundamentação teórica. No sentido de melhorar a compreensão acerca dos processos criativos, e perceber qual a ligação entre o indivíduo, o seu ambiente e o processo interno que dá origem ao objeto artístico, o estudo da confluência entre a dança e a criatividade tem surgido cada vez mais, em Portugal. Esta investigação contempla uma análise do campo onde irá decorrer a investigação centrada num cruzamento entre o universo da adolescência e os campos da motivação e noção de auto-eficácia, a explanação das diferentes teorias da criatividade desenvolvidas no âmbito da educação e da aprendizagem pelos teóricos Amabile, Sternberg e Lubart, Csiksentmihalyi, a compreensão do que consiste a dança contemporânea e a improvisação, dos processos criativos em dança descritos por Smith-Autard e Twyla Tharp, bem como a análise do processo criativo em composição coreográfica e a pesquisa e aplicação de diferentes estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da criatividade. É neste enquadramento teórico que se desenvolverá o processo criativo, se sustentarão as estratégias e abordagens à dança contemporânea, sem descurar a pesquisa nas técnicas de dança, cruzando domínios de forma transdisciplinar, que permitam a construção de um objeto artístico. O relatório final de estágio aqui apresentado insere-se no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino da Dança, na Escola Superior de Dança, e visa a obtenção do grau de mestre em ensino da dança, mediante a realização de um projeto pedagógico de leccionação na área da dança contemporânea, com desenvolvimento do estudo da criatividade e da composição coreográfica, aplicado a alunos do 3º e 4º anos do Ensino Artístico Especializado da Escola de Dança Ana Mangericão. O relatório de estágio tem como título “As técnicas de estimulação da Criatividade aplicadas à Criação Coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do Ensino Artístico Especializado, da Escola de Dança Ana Mangericão” e está organizado em 5 capítulos. O primeiro capítulo é a secção introdutória, que define a identificação do problema da investigação, a justificação do estudo e a contextualização da realidade que receberá este projeto. É no segundo capítulo que se encontra a revisão da bibliografia, que engloba diversos temas, fornecendo um enquadramento teórico para a problemática. O capítulo número 3 descreve as metodologias e procedimentos utilizados durante o processo e o 4º refere-se ao estágio realizado, e análise das diferentes etapas e das estratégias pedagógicas implementadas. A quinta e última secção deste trabalho é o capítulo que contempla a reflexão final de todo este processo. A problemática abordada neste projeto está directamente relacionada com o grupo onde vai ser aplicado, alunos entre os 12 e os 14 anos, do ensino artístico especializado de dança. O grupo, com características específicas da faixa etária em que se insere, desenvolve, no âmbito do 3º ciclo do curso básico de dança, um trabalho ao nível da criação coreográfica. A permanente pesquisa de movimento e de relações, a construção de objetos coreográficos e o trabalho de dramaturgia da dança povoam as aulas regulares em que os alunos se envolvem. Através do estudo, da criação da ferramenta pedagógica “Cartas para o desenvolvimento da Tua criatividade” e aplicação de estratégias de promoção da criatividade, que se baseiam na compreensão dessa mesma criatividade e do processo criativo em dança, criar-se-á um objeto artístico e coreográfico.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The study of the creativity strategies applied to the arts, specially to dance, and the analysis of the creative process of creation / choreographic composition is the essential point of this work. With application to the students of the 3rdand4thgradesfrom the vocational course of the Ana Mangericão Dance School, to be developed in the academic year of 2017/18, this project, of a qualitative nature, appears within the scope of the Master Course in Dance Teaching.The vocational 5thgrade class was our control group.Based on the study of creative theoriesdeveloped in education and learning by theorists Amabile, Sternberg and Lubart, Csiksentmihalyi, Smith-Autard and Edward de Bono, and analyzing the creative act in choreographic composition, this study also covers the complementary and inherent themes of intrinsic motivation and self-efficiency in adolescence, through the application of strategies for the development of creativity. The approach through contemporary dance and improvisation allow us to unravel the creative process, which builds the strategies that allow the construction of an artistic object.Dance composition transforms ideas into dance and is therefore a key part in teaching dance and training dancers. In order to improve the understanding of creative processes, and to understand the connection between the individual, his / her environment and the internal process that gives rise to the artistic object, the study of the confluence between dance and creativity is of recognized importance in the age group in question.With regardingto the method of investigation, Action-Research was considered the most appropriate medium; being the instruments chosen to collect data the questionnaire (initial and partial), the structured observation and the logbook.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202333191
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10927
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.publisherEscola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectComposição coreográficapt_PT
dc.subjectCriatividade
dc.subjectDança contemporânea
dc.subjectEnsino de dança
dc.subjectChoreographic composition
dc.subjectCreativity
dc.subjectContemporary dance
dc.subjectDance education
dc.titleAs técnicas de promoção da criatividade aplicadas ao ensino da criação coreográfica nos alunos do 3º e 4º ano do ensino artístico especializado, da Escola de Dança Ana Mangericãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio Catarina Lopes Ribeiro 2018_19.pdf
Size:
5.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: