Repository logo
 
Publication

Introdução ao estudo do eufónio

dc.contributor.advisorCarneiro, Adélio da Costa
dc.contributor.advisorGonçalves, Gil Batista
dc.contributor.authorCordeiro, Pedro Miguel Jones da Silva
dc.date.accessioned2018-08-01T14:12:25Z
dc.date.available2018-08-01T14:12:25Z
dc.date.issued2017-06
dc.descriptionRelatório estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - O relatório de estágio é um trabalho no âmbito do Mestrado em Ensino Especializado da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, realizado enquanto observador da classe de tuba do professor cooperante Gil Gonçalves, durante o ano lectivo 2015/2016 no Conservatório Regional de Palmela. A realização do estágio consistiu na observação das aulas de três alunos de diferentes níveis, e ainda a leccionação de aulas sobre supervisão do professor cooperante Gil Gonçalves. Relativamente à actividade pedagógica, procurou-se analisar todas as metodologias didácticas adoptadas pelo professor cooperante nas aulas observadas, sendo definidos objectivos de aprendizagem para cada aluno. Nas aulas leccionadas, será adoptada uma metodologia que vá ao encontro dos conteúdos definidos para cada aluno pelo professor cooperante, procurando colocar em prática todas as aprendizagens adquiridas nas disciplinas do primeiro ano de mestrado. Neste âmbito, foram elaboradas fichas de observação e planos de aula, relativamente às aulas leccionadas.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - Tendo como temática “Introdução ao Ensino do Eufónio”, a investigação irá abordar a problemática da escassez de material pedagógico direccionado à iniciação ao eufónio, especialmente em Portugal. Procurou-se com esta investigação dar resposta aos problemas específicos que a escassez de repertório pedagógico poderá trazer ao ensino do eufónio em Portugal. Neste âmbito, foi realizada uma revisão de literatura, estruturada de modo a esclarecer todas as questões da investigação e que servirá de suporte à mesma. Após uma análise detalhada à literatura investigada, será elaborado um método pedagógico, direccionado à iniciação ao eufónio, de modo a colmatar os problemas encontrados, que tem como objectivo principal ser uma ferramenta pedagógica de apoio ao ensino do eufónio em Portugal.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - The internship report is a work within the Specialized Music Education Master’s Degree, of the Escola Superior de Música de Lisboa, developed as an observant of the cooperating teacher Gil Gonçalves’ tuba class, during the 2015/2016 school year at the Conservatório Regional de Palmela. The internship consisted of observing classes from three students at different levels, and even teaching classes under the cooperating teacher Gil Gonçalves’ supervision. Regarding the pedagogical activity, sought to analyze all the teaching methodologies adopted by the cooperating teacher in the observed classes, being therefore defined learning goals to each student. At the taught classes, will be adopted a methodology that meets the defined contents for each student by the cooperating teacher, seeking to implement all contents learnt during the Master’s Degree first school year. In this context, observation reports and class plans were developed, according to the taught classes.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Research) - Having as subject matter “Introduction to the Euphonium Teaching”, this investigation will approach the problem of scarcity of teaching material, directed towards the Euphonium initiation, especially in Portugal. This investigation sought to answer the specific problems that the scarcity of teaching repertoire may bring to euphonium teaching in Portugal. In this context, a literature revision was carried out, structured to clarify all the research questions, which will support it. After a detailed analysis of the researched literature, it will be therefore formulated a pedagogical method, oriented towards euphonium initiation, to fill knowledge gaps, which aims first to be a supporting pedagogical tool to euphonium teaching in Portugal.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201957876
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8743
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectEufóniopt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectTécnica de basept_PT
dc.subjectMaterial pedagógicopt_PT
dc.subjectEuphoniumpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subjectBasic techniquept_PT
dc.subjectEducational materialpt_PT
dc.titleIntrodução ao estudo do eufóniopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleIntrodução ao estudo do eufóniopt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RelatórioFinal.pdf
Size:
13.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: