Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Introdução ao estudo do eufónio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RelatórioFinal.pdf13.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - O relatório de estágio é um trabalho no âmbito do Mestrado em Ensino Especializado da Música da Escola Superior de Música de Lisboa, realizado enquanto observador da classe de tuba do professor cooperante Gil Gonçalves, durante o ano lectivo 2015/2016 no Conservatório Regional de Palmela. A realização do estágio consistiu na observação das aulas de três alunos de diferentes níveis, e ainda a leccionação de aulas sobre supervisão do professor cooperante Gil Gonçalves. Relativamente à actividade pedagógica, procurou-se analisar todas as metodologias didácticas adoptadas pelo professor cooperante nas aulas observadas, sendo definidos objectivos de aprendizagem para cada aluno. Nas aulas leccionadas, será adoptada uma metodologia que vá ao encontro dos conteúdos definidos para cada aluno pelo professor cooperante, procurando colocar em prática todas as aprendizagens adquiridas nas disciplinas do primeiro ano de mestrado. Neste âmbito, foram elaboradas fichas de observação e planos de aula, relativamente às aulas leccionadas.
Resumo II (Investigação) - Tendo como temática “Introdução ao Ensino do Eufónio”, a investigação irá abordar a problemática da escassez de material pedagógico direccionado à iniciação ao eufónio, especialmente em Portugal. Procurou-se com esta investigação dar resposta aos problemas específicos que a escassez de repertório pedagógico poderá trazer ao ensino do eufónio em Portugal. Neste âmbito, foi realizada uma revisão de literatura, estruturada de modo a esclarecer todas as questões da investigação e que servirá de suporte à mesma. Após uma análise detalhada à literatura investigada, será elaborado um método pedagógico, direccionado à iniciação ao eufónio, de modo a colmatar os problemas encontrados, que tem como objectivo principal ser uma ferramenta pedagógica de apoio ao ensino do eufónio em Portugal.
Abstract I (Teaching) - The internship report is a work within the Specialized Music Education Master’s Degree, of the Escola Superior de Música de Lisboa, developed as an observant of the cooperating teacher Gil Gonçalves’ tuba class, during the 2015/2016 school year at the Conservatório Regional de Palmela. The internship consisted of observing classes from three students at different levels, and even teaching classes under the cooperating teacher Gil Gonçalves’ supervision. Regarding the pedagogical activity, sought to analyze all the teaching methodologies adopted by the cooperating teacher in the observed classes, being therefore defined learning goals to each student. At the taught classes, will be adopted a methodology that meets the defined contents for each student by the cooperating teacher, seeking to implement all contents learnt during the Master’s Degree first school year. In this context, observation reports and class plans were developed, according to the taught classes.
Abstract II (Research) - Having as subject matter “Introduction to the Euphonium Teaching”, this investigation will approach the problem of scarcity of teaching material, directed towards the Euphonium initiation, especially in Portugal. This investigation sought to answer the specific problems that the scarcity of teaching repertoire may bring to euphonium teaching in Portugal. In this context, a literature revision was carried out, structured to clarify all the research questions, which will support it. After a detailed analysis of the researched literature, it will be therefore formulated a pedagogical method, oriented towards euphonium initiation, to fill knowledge gaps, which aims first to be a supporting pedagogical tool to euphonium teaching in Portugal.

Description

Relatório estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Eufónio Pedagogia Técnica de base Material pedagógico Euphonium Pedagogy Basic technique Educational material

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License