Repository logo
 
Publication

Quanto valem as notícias? Publicidade e telejornais no horário nobre

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2020-02-20T11:53:01Z
dc.date.available2020-02-20T11:53:01Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractUma questão que deve preocupar quem trabalha na publicidade (e investiga o fenómeno) é a saturação publicitária dos media particularmente na televisão. Estes actores sociais sabem que os extensos intervalos publicitários, por vezes com várias repetições da mesma campanha e de uma excessiva redundância dois conteúdos discursivos, se tornam incómodos para os receptores/consumidores. Estes respondem com zapping ou com a realização de outra qualquer actividade, deixando de assistir a essa emissão até ao seu final. Também reconhecem que o receptor apenas interpreta e organiza uma ínfima parte da informação que recebe, e que o volume de mensagens num bloco publicitário e a sua longa duração são aspectos que limitam a atenção do receptor e condicionam a sua percepção como processo activo e construtivo. Já em 1981, Ries e True sustentavam que “para se defender do volume de comunicação diário, o receptor filtra e rejeita muita informação” (1981: 5). De um modo geral, acrescentam os mesmos autores, “a mente humana só aceita o que de certa forma coincide com as experiências anteriores” (ibidem).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F.C., Verissimo, J. (2010). Quanto valem as notícias? Publicidade e telejornais no horário nobre. In J.F.Silveira & P.Shoemaker (Orgs.), Telejornais em exame. (pp.195-213). Lisboa: Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.identifier.isbn978-989-689-002-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11131
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.publisherColibript_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidade televisivapt_PT
dc.subjectAnúncios publicitáriospt_PT
dc.subjectTelejornaispt_PT
dc.subjectHorário nobrept_PT
dc.subjectDiscursos publicitáriospt_PT
dc.subjectMensagem publicitáriapt_PT
dc.titleQuanto valem as notícias? Publicidade e telejornais no horário nobrept_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage213pt_PT
oaire.citation.startPage195pt_PT
oaire.citation.titleTelejornais em examept_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CAP-LIVRO-Quanto valem as noticias-TELEJORNAIS EM EXAME.pdf
Size:
525.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: