Repository logo
 
Publication

Ritmo, psicomotricidade e violoncelo: aplicação dos exercícios de Bucher numa aula de violoncelo

dc.contributor.advisorLima, Irene
dc.contributor.advisorRaposo, Joana
dc.contributor.authorCorreia, Joana Marques Bandeiras de Sousa
dc.date.accessioned2018-03-20T17:15:37Z
dc.date.available2018-03-20T17:15:37Z
dc.date.issued2017-08
dc.descriptionRelatório estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I (Prática Pedagógica) - Será descrito o estágio curricular supervisionado de ensino do violoncelo no âmbito do Mestrado em Ensino da Música. O estágio decorreu no Conservatório de Música Jaime Chavinha no ano letivo de 2015/2016 e foi orientado pela professora Irene Lima. A secção Prática Pedagógica desenvolve quatro partes: caracterização da escola, caracterização dos alunos, práticas pedagógicas e análise crítica do professor. Durante o estágio focou-se na procura, organização e estruturação das ideias pedagógicas. Após uma análise e reflexão sobre as práticas pedagógicas, foram referidos os aspetos positivos e negativos. Esta autoavaliação permitirá um contínuo aperfeiçoamento da atividade de docente.pt_PT
dc.description.abstractResumo II (Investigação) - O Ritmo será o tema principal da secção da Investigação. Tendo em conta as opiniões de vários pedagogos da educação musical de que o ritmo deve ser ensinado através do corpo, questionou-se se a sensação do ritmo e a precisão dos movimentos dentro dum determinado tempo poderão melhorar com determinados exercícios de coordenação motora. O que se pretende com esta investigação é verificar se os exercícios propostos por Bucher no seu livro Pratique de la Réeducation Psycho-Motrice poderão ser aplicados no contexto de aula de violoncelo e se é necessário fazer alguma modificação dos mesmos. A metodologia usada foi o estudo de caso e a investigação teve quatro fases: descrição do projeto de investigação, revisão da literatura, metodologia e apresentação e análise dos resultados.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I (Teaching) - This report will describe a supervised internship on Cello teaching, as part of the curriculum on Master of Music Education. The internship was placed in Jaime’s Chavinha Music Conservatory in the school year of 2015/2016 and was supervised by Professor Irene Lima. The Pedagogical Section was organized in 4 parts: school profiling, student categorization, pedagogical practical application and teacher’s critical analysis. It was given more emphasis in the research, observation and assembly of pedagogical ideas, which were evaluated as positive or negative, after reflection and analysis. This auto-evaluation is thought to be essential towards continuous improvement on teaching.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II (Investigation) - The main theme on this section is Rhythm. After realizing that it exists some consensus within experts in musical education that rhythm should be taught using body movement, some curiosity aroused whether rhythmical feelings and movement precision within a certain beat would improve with specific motor coordination exercises. The purpose of this investigation is to verify if Bucher’s exercises on his book Pratique de la Réeducation Psycho-Motrice could be used in cello lessons and if any adaptation is necessary. A study case was assembled and the investigation had four phases: project description, literature review, methodology and presentation and analysis of the results.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201882140
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8269
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectRitmopt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectPsicomotricidadept_PT
dc.subjectVioloncelopt_PT
dc.subjectRhythmpt_PT
dc.subjectBodypt_PT
dc.subjectPsychomotricitypt_PT
dc.subjectCellopt_PT
dc.titleRitmo, psicomotricidade e violoncelo: aplicação dos exercícios de Bucher numa aula de violoncelopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleRitmo, psicomotricidade e violoncelo: aplicação dos exercícios de Bucher numa aula de violoncelopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio JOANA.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: