Repository logo
 
Publication

Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional

dc.contributor.advisorGraça, Cristina
dc.contributor.authorMoreira, Camila Izabel
dc.date.accessioned2020-01-10T13:59:56Z
dc.date.available2020-01-10T13:59:56Z
dc.date.issued2019-11-28
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Dançapt_PT
dc.description.abstractO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP) inserido no curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED - 7ª edição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O estágio decorreu na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (EADCN), durante o ano lectivo de 2018/2019, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). O estágio teve com principal objetivo valorizar a consciência corporal com base no método Vianna , qual promove a atitude consciente como suporte para a especialização do movimento, acreditando que a dança deve acontecer de ‘dentro para fora’. O grupo de estudo contemplou cinco alunos da turma do 2º ano do 2º ciclo do Curso de Ensino Especializado em Dança. Os alunos encontravam-se na faixa etária de início da adolescência, altura em que começa a transição corporal e mental para a vida adulta. A pesquisa foi realizada com base na metodologia investigação-ação, tendo-se desencadeado um processo auto avaliativo por parte da estagiária no decorrer do processo. Recorreu-se a métodos qualitativos para a recolha de dados, tendo-se usado como suporte as tabelas de observação, diário de bordo, apoio de vídeo gravação e entrevista. Os resultados e conclusões do estágio realçam a importância do auto-entendimento dos alunos, de forma a criarem uma proximidade com os seus corpos que os leve à tomada de consciência das facilidades e dificuldades das suas funções corporais. Conclui-se, assim, que a utilização do método Vianna permitiu aos alunos desenvolverem uma maior autonomia e aproveitamento durante a aprendizagem de uma técnica codificada, como é o caso da Técnica de Dança Clássica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT-This report is based on a workplace Internship, part of the MA on Dance Education from the Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa. The internship took place at Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, throughout the 2018-2019 academic year as part of the course on Classical Dance Techniques. The main purpose of this undertaking was to instigate bodily awareness as outlined by the Vianna method. This approach is known for promoting consciousness as a basis for specialised movement where dancing comes from within. The research subject group was comprised of 5 pupils of the 2nd year of the 2nd cycle of the specialised course in Dance. In their early teens, the students find themselves on the onset of puberty where their bodies are beginning the transition to adult bodies and minds. Research relied on an investigation-action approach which yielded self-examination on the part of the intern. Documentation included charts, diaries, video diaries and interviews. This report and its findings affirm the importance of self-awareness, allowing the pupils a greater understanding of their strengths and weaknesses. The Vianna Method fosters development and maximises the understanding of such a structured discipline as Dance is.
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202329194
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10972
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.publisherEscola Superior de Dançapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectMétodo viannapt_PT
dc.subjectConsciênciapt_PT
dc.subjectConsciência corporalpt_PT
dc.subjectVianna method
dc.subjectConsciousness
dc.subjectBodily awareness
dc.titleEstratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CamilaMoreiraFinal.pdf
Size:
12.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: