Browsing by Issue Date, starting with "2019-11-28"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Modelação e otimização de estruturas sandwich com gradiente funcional e porosidades : uma abordagem científica e pedagógicaPublication . Mota, Ana Filipa Santos da; Loja, Maria Amélia RamosOs materiais com gradiente funcional despertam o interesse dos investigadores e da indústria pois a evolução espacial de propriedades, contínua e gradual, não só minimiza as transições bruscas de tensões comuns em compósitos laminados reforçados com fibra, como permite a sua adequação a diversas aplicações. A inclusão de nanopartículas, como os nanotubos de carbono, resultando num material multi-escala, é muito usual em situações onde um reforço extra seja vantajoso. A ocorrência de porosidades como consequência dos processos de fabrico continua a ser um defeito presente nos materiais, apesar da constante evolução tecnológica neste campo. Estas porosidades poderão, em aplicações mais específicas, não ser vistas como defeitos, mas como uma característica desejável e mesmo indispensável. No campo da biomedicina, os materiais enfrentam diversos desafios, exigindo-se o cumprimento de diversos requisitos, sendo a adequabilidade estrutural e biocompatibilidade dois exemplos. No caso dos implantes para aplicações biomédicas, as porosidades são benéficas pois promovem a biocompatibilidade. Acompanhando a evolução tecnológica, os problemas de engenharia tornaram-se mais complexos, tornando-se importante não só solucionar determinado problema, como também encontrar a solução ótima conforme determinadas restrições e objetivos. Por este motivo, as técnicas de otimização são de relevante importância no ensino em geral, e em particular na área da engenharia. Tendo por base os materiais compósitos com gradiente funcional, este trabalho avaliou a influência da inclusão de nanotubos de carbono como reforço e de diferentes distribuições de porosidades. Os estudos realizados neste sentido incluem diferentes abordagens e teorias de deformação de corte. No que respeita à otimização foram efetuados estudos baseados na técnica de busca fractal estocástica. Adicionalmente foram desenvolvidas duas plataformas computacionais de carácter pedagógico no âmbito dos temas abordados. Os diferentes estudos desenvolvidos no decorrer deste trabalho foram analisados e discutidos, tendo-se registado as respetivas conclusões. A descrição das plataformas computacionais desenvolvidas é realizada por exposição das interfaces gráficas do utilizador e respetivos parâmetros disponíveis.
- Evolução da mobilidade elétrica associada à eficiência energética e ambiental num campus empresarialPublication . Pinto, Bruno David Pinto e; Soares, Constantino Vital SopaNuma era marcada pela constante e frenética evolução tecnológica, a utilização sustentável dos recursos energéticos continua a ser um dos maiores desafios que enfrentamos como sociedade. É urgente enraizar culturalmente a sensibilidade e orientação para as questões relacionadas com a proteção ambiental, evitando assim comprometer as futuras gerações. A instabilidade geopolítica vivida em alguns centros de poder mundial, as guerras comerciais, os protecionismos e as constantes ameaças de escassez de petróleo, criam uma certa volatilidade no mercado petrolífero internacional. São épocas de incerteza, como a que vivemos, que podem servir de mote a alternativas que permitam uma melhoria substancial na eficiência energética e ambiental do nosso quotidiano. Este trabalho pretende contribuir para essa reflexão, tendo como foco o estudo das frotas automóveis nas empresas. Dentro de um contexto empresarial, será estudada a substituição gradual de veículos de combustão por veículos de tração elétrica e será verificada qual a margem de melhoramento no que trata à problemática da eficiência na utilização dos recursos energéticos, numa fase inicial, tentando manter inalterados os hábitos de mobilidade dos colaboradores. A abordagem ao tema pretende também mensurar o grau de maturidade da Mobilidade Elétrica em Portugal, para onde caminha o seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, desconstruir alguns mitos associados à construção, comercialização e utilização de veículos elétricos. A verdade é que se fala em tempos de mudança, os entendidos dizem que é inevitável! A esperada proliferação massiva dos veículos elétricos plug-in será acompanhada de um aumento de ligações à rede destas novas cargas. Apesar de se esperar uma mudança gradual, torna-se indispensável compreender qual será o real impacto nas Redes e Instalações Elétricas. É importante também perceber se já estão a ser equacionadas medidas pelas entidades gestoras e reguladoras no sentido de haver uma preparação para um previsível aumento da demanda de energia e potência. A criação de alguns cenários de carregamento tentará replicar esse aumento da demanda energética após a instalação de um ou mais postos de carregamento numa infraestrutura existente. Serão estudadas e comparadas as diversas alterações resultantes ao perfil de consumo da instalação, bem como alguns parâmetros importantes no âmbito da qualidade da energia.
- Estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da consciência corporal com base no método vianna para o 2º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Moreira, Camila Izabel; Graça, CristinaO presente Relatório foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional (EP) inserido no curso de Mestrado em Ensino de Dança (MED - 7ª edição) da Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL). O estágio decorreu na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (EADCN), durante o ano lectivo de 2018/2019, na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC). O estágio teve com principal objetivo valorizar a consciência corporal com base no método Vianna , qual promove a atitude consciente como suporte para a especialização do movimento, acreditando que a dança deve acontecer de ‘dentro para fora’. O grupo de estudo contemplou cinco alunos da turma do 2º ano do 2º ciclo do Curso de Ensino Especializado em Dança. Os alunos encontravam-se na faixa etária de início da adolescência, altura em que começa a transição corporal e mental para a vida adulta. A pesquisa foi realizada com base na metodologia investigação-ação, tendo-se desencadeado um processo auto avaliativo por parte da estagiária no decorrer do processo. Recorreu-se a métodos qualitativos para a recolha de dados, tendo-se usado como suporte as tabelas de observação, diário de bordo, apoio de vídeo gravação e entrevista. Os resultados e conclusões do estágio realçam a importância do auto-entendimento dos alunos, de forma a criarem uma proximidade com os seus corpos que os leve à tomada de consciência das facilidades e dificuldades das suas funções corporais. Conclui-se, assim, que a utilização do método Vianna permitiu aos alunos desenvolverem uma maior autonomia e aproveitamento durante a aprendizagem de uma técnica codificada, como é o caso da Técnica de Dança Clássica.