Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A articulação pedagógica entre a disciplina de formação musical e a de instrumento no ensino especializado da música em Portugal: perceção dos docentes de instrumento

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio foi realizado na escola onde o mestrando lecionou no período do mesmo, a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras. Foram elaboradas as demais planificações: planificações anuais, divididas por trimestres, e planificações aula a aula. O Estágio foi feito com 3 turmas lecionadas pelo mestrando nesse ano letivo (2018-19), uma de 5º ano articulado (5ºG), outra de 8º ano articulado (8ºA) e a turma de 8ºgrau. O mestrando procurou na parte pedagógica aplicar um plano de estratégias baseado em princípios pedagógicos que foram definidos pelo próprio a partir da sua experiência e investigação individual em conjunção com as ideias veiculadas nas aulas da Unidade Curricular Didática do Ensino Especializado. A aplicação destes princípios e do plano de estratégias teve de ser adaptada às condicionantes dos programas curriculares e do contexto escolar, o que não permitiu o seu desenvolvimento da forma que seria desejável. Esta primeira secção do presente Relatório estrutura-se em 5 capítulos. O primeiro faz uma caracterização geral da escola. O segundo uma caracterização de cada turma do Estágio. O terceiro debruça-se sobre a ação pedagógica desenvolvida: objetivos de aprendizagem, plano estratégico pedagógico e estratégias pedagógicas desenvolvidas. No quarto faz-se uma análise crítica da atividade docente no contexto do Estágio, incluindo a análise de cada aula observada. Inclui também aspetos a melhorar na atividade docente do mestrando. No quinto capítulo apresentam-se as conclusões relativas a todo o processo.
Resumo II (Investigação) - Esta investigação teve como objetivo fazer um diagnóstico da situação atual no que respeita à perceção que os professores de Instrumento e/ou Canto do Ensino Especializado da Música em Portugal têm relativamente à articulação pedagógica entre a disciplina de Formação Musical e a sua disciplina, incluindo o grau de satisfação/insatisfação sentido relativamente a esta articulação. Foi feito um inquérito a professores de Instrumento de todo o país, que abordou vários assuntos relacionados, que se consideraram pertinentes para esta temática, tais como: a relação que deve ou não existir entre a Formação Musical e o ensino do instrumento; o facto da disciplina de Formação Musical, tal como está concebida atualmente, ser ou não importante para a formação do músico e se ajuda à progressão do aluno no instrumento; a importância do trabalho de leitura na Formação Musical com vista a ajudar o aluno no instrumento; a importância de ser bem trabalhado o solfejo nas aulas de Formação Musical; a disciplina de Instrumento dever contemplar, tal como a Formação Musical, leitura musical, solfejo, teoria, exercícios de treino auditivo, exercícios de criatividade, aspetos de análise auditiva e de partituras, etc.; o recurso ao uso do instrumento nas aulas de Formação Musical; possíveis formas de haver uma relação mais produtiva entre as duas disciplinas; aspetos da ação dos professores nas suas aulas, no que respeita a esta temática. Foram feitas também duas longas entrevistas a dois professores, também de Instrumento, sobre os mesmos temas. Depois da apresentação, análise e interpretação dos resultados do inquérito e das entrevistas, foi possível perceber vários aspetos acerca das opiniões e inquietações dos professores sobre o tema. A partir destas análises e da consulta de literatura relacionada, foram sugeridos alguns caminhos pedagógicos no sentido de melhorar a aprendizagem global do aluno em ambas as disciplinas.
Abstract I (Teaching) - The Internship was held at the school where the student taught during the same period, the Luís António Maldonado Rodrigues School of Music, in Torres Vedras. In this context were elaborated: annual planning, divided by quarters, and lesson-by-lesson planning. The Internship was done with 3 classes taught by the Master student in this school year (2018-19), one of 5th grade articulated (5ºG), another of 8th grade articulated (8ºA) and the class of 8th degree. In the pedagogical part, the Master student sought to apply a plan of strategies based on pedagogical principles that were defined by himself from his experience and individual research in conjunction with the ideas conveyed in the classes of Specialized Teaching Didactics. The application of these principles and the strategy plan had to be adapted to the constraints of curricula and school environment, which did not allow their development in the way that would be desirable. This first section of this Report is structured in 5 chapters. The first provides a general characterisation of the school. The second one characterizes each class of the Internship. The third one focuses on the pedagogical action developed: learning objectives, pedagogical strategic plan and pedagogical strategies developed. In the fourth chapter a critical analysis of the teaching activity is made, including the analysis of each lesson observed. It also includes aspects to be improved in the teaching activity of the student. The fifth chapter presents the conclusions for the whole process.
Abstract II (Research) - This research aimed to make a diagnosis of the current situation with regard to the perception that teachers of Instrument and/or Singing of the Music Specialized Education in Portugal have regarding the pedagogical articulation between the subject of Ear Training and its subject, including the degree of satisfaction/dissatisfaction felt in relation to this articulation. A survey was conducted on Instrument teachers from all over the country, which addressed a number of related issues, which were deemed relevant to this topic, such as: the relationship that must or must not exist between Ear Training and the teaching of the instrument; the fact that the Ear Training subject, as it is currently conceived, is important for the training of the musician and helps the student to progress in the instrument; the importance of musical reading work in Ear Training in order to help the student in the instrument; the importance of being well worked the solfege in the classes of Ear Training; the subject of Instrument should contemplate, such as Ear Training, musical reading, solfege, theory, exercises of ear training, exercises of creativity, aspects of auditory analysis and of scores, etc.; the use of the instrument in Ear Training classes; possible ways of having a more productive relationship between the two subjects; aspects of the action of teachers in their classes. There were also two long interviews with two Instrument teachers, on the same topics. After the presentation, analysis and interpretation of the survey results and of the interviews, it was possible to understand several aspects about the opinions and concerns of the teachers on the topic. From these analyses and the research of related literature, some pedagogical paths were suggested to improve the overall learning of the student in both subjects.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de Maio.

Keywords

Articulação pedagógica interdisciplinar Estratégias de ensino do instrumento Ensino da música Aprendizagem musical Disciplina de Formação Musical Interdisciplinary pedagogical articulation Music teaching Instrument teaching strategies Musical learning The ear training subject

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa

CC License