Browsing by Issue Date, starting with "2020-02-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A articulação pedagógica entre a disciplina de formação musical e a de instrumento no ensino especializado da música em Portugal: perceção dos docentes de instrumentoPublication . Correia, Ricardo Luís Viegas; Vaz, JoãoResumo I (Prática Pedagógica) - O Estágio foi realizado na escola onde o mestrando lecionou no período do mesmo, a Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, em Torres Vedras. Foram elaboradas as demais planificações: planificações anuais, divididas por trimestres, e planificações aula a aula. O Estágio foi feito com 3 turmas lecionadas pelo mestrando nesse ano letivo (2018-19), uma de 5º ano articulado (5ºG), outra de 8º ano articulado (8ºA) e a turma de 8ºgrau. O mestrando procurou na parte pedagógica aplicar um plano de estratégias baseado em princípios pedagógicos que foram definidos pelo próprio a partir da sua experiência e investigação individual em conjunção com as ideias veiculadas nas aulas da Unidade Curricular Didática do Ensino Especializado. A aplicação destes princípios e do plano de estratégias teve de ser adaptada às condicionantes dos programas curriculares e do contexto escolar, o que não permitiu o seu desenvolvimento da forma que seria desejável. Esta primeira secção do presente Relatório estrutura-se em 5 capítulos. O primeiro faz uma caracterização geral da escola. O segundo uma caracterização de cada turma do Estágio. O terceiro debruça-se sobre a ação pedagógica desenvolvida: objetivos de aprendizagem, plano estratégico pedagógico e estratégias pedagógicas desenvolvidas. No quarto faz-se uma análise crítica da atividade docente no contexto do Estágio, incluindo a análise de cada aula observada. Inclui também aspetos a melhorar na atividade docente do mestrando. No quinto capítulo apresentam-se as conclusões relativas a todo o processo.