Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aplicação de um programa de exercícios baseado em duas metodologias de treino em dança para o fortalecimento da pose Arabesque na técnica de dança clássica, com alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio_VanessaBengala.pdf15.56 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio tem como título ‘Aplicação de um programa de exercícios baseado em duas metodologias de treino em dança para o fortalecimento da pose arabesque na Técnica de Dança Clássica, com alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão’. Este Estágio foi desenvolvido no ano letivo de 2023/24 com as alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão, na área de lecionação de Técnica de Dança Clássica. Partindo dos princípios de treino em dança, propôs-se a introdução de uma secção na aula de Técnica de Dança Clássica, onde foi implementado um programa de exercícios baseado nas metodologias Boris Kniaseff Floor Barre e Hamrick Method, para o fortalecimento da pose arabesque. Recorrendo à metodologia de Investigação-Ação e através de fundamentação teórica, foi possível estabelecer os objetivos específicos para este Estágio, procurando responder a três questões: Quais os exercícios mais adequados para a promoção e reforço do arabesque? Quais os exercícios a implementar num programa/disciplina de práticas complementares de Técnica de Dança Clássica? Poderá a aplicação de um programa de exercícios baseado nas metodologias de treino em dança Boris Kniaseff Floor Barre e Hamrick Method ser uma abordagem eficaz para promover e reforçar a pose arabesque? A utilização de instrumentos de recolha de dados como tabelas de observação, meios audiovisuais e grupos de discussão, permitiram aferir resultados nas várias fases do processo de implementação do programa de exercícios selecionados, de acordo com o plano de ação estabelecido. Com a aplicação deste programa, foi possível melhorar várias competências físicas e técnicas que estão na base da pose arabesque, tendo por objetivo geral, a promoção do desenvolvimento técnico e artístico dos alunos de Técnica de Dança Clássica. Concomitantemente, foi possível verificar a extrema importância do desenvolvimento de competências socio emocionais no processo ensino-aprendizagem e foi, ainda, possível compreender a necessidade de aplicação de diferenciação pedagógica no ensino da Técnica de Dança Clássica, para garantir a aquisição de conhecimento por parte de todas as alunas, respeitando a sua individualidade.
ABSTRACT - Prepared within the scope of the Master's Course in Dance Teaching, taught by the Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, this Internship Report is entitled 'Application of an exercise program based on two dance training methodologies for strengthening of the arabesque pose in the Classical Dance Technique, with 2nd year students from the Ana Mangericão Dance School'. This internship was developed in the 2023/24 academic year with 2nd year students at Escola de Dança Ana Mangericão, in the area of teaching Classical Dance Technique. Starting from the principles of dance training, this internship introduced a section in the Classical Dance Technique class, implementing an exercise program based on the Boris Kniaseff Floor Barre and Hamrick Method methodologies, in order to strengthen the arabesque pose. Using the Action Research methodology and through theoretical foundations, it was possible to establish the specific objectives for this internship, seeking to answer three questions: What are the most appropriate exercises for promoting and strengthening arabesque? What exercises should be implemented in a program/discipline of complementary practices of Classical Dance Technique? Could applying an exercise program based on the Boris Kniaseff Floor Barre and Hamrick Method dance training methodologies be an effective approach to promoting and reinforcing the arabesque pose? The use of data collection instruments such as observation tables, audiovisual media and discussion groups allowed results to be measured in the various phases of the implementation process of the selected exercise program, in accordance with the established action plan. With the application of this program, it was possible to improve several physical and technical skills that are the basis of the arabesque pose, with the general objective of promoting the technical and artistic development of Classical Dance Technique students. At the same time, it was possible to verify the extreme importance of developing socio-emotional skills in the teaching-learning process and it was also possible to understand the need to apply pedagogical differentiation in the teaching of Classical Dance Technique, to guarantee the acquisition of knowledge by all students, respecting their individuality.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Arabesque Competências técnicas Competências físicas Competências sócio emocionais Treino em dança. Arabesque Technical skills Physical skills Socio-emotional skills Dance training

Citation

Bengala, V. (2024). Aplicação de um programa de exercícios baseado em duas metodologias de treino em dança para o fortalecimento da pose Arabesque na técnica de dança clássica, com alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão. [Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17738

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança