Browsing by Issue Date, starting with "2024-10-07"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação de um programa de exercícios baseado em duas metodologias de treino em dança para o fortalecimento da pose Arabesque na técnica de dança clássica, com alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Bengala, Vanessa; Nascimento, VandaElaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, o presente Relatório de Estágio tem como título ‘Aplicação de um programa de exercícios baseado em duas metodologias de treino em dança para o fortalecimento da pose arabesque na Técnica de Dança Clássica, com alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão’. Este Estágio foi desenvolvido no ano letivo de 2023/24 com as alunas do 2º ano da Escola de Dança Ana Mangericão, na área de lecionação de Técnica de Dança Clássica. Partindo dos princípios de treino em dança, propôs-se a introdução de uma secção na aula de Técnica de Dança Clássica, onde foi implementado um programa de exercícios baseado nas metodologias Boris Kniaseff Floor Barre e Hamrick Method, para o fortalecimento da pose arabesque. Recorrendo à metodologia de Investigação-Ação e através de fundamentação teórica, foi possível estabelecer os objetivos específicos para este Estágio, procurando responder a três questões: Quais os exercícios mais adequados para a promoção e reforço do arabesque? Quais os exercícios a implementar num programa/disciplina de práticas complementares de Técnica de Dança Clássica? Poderá a aplicação de um programa de exercícios baseado nas metodologias de treino em dança Boris Kniaseff Floor Barre e Hamrick Method ser uma abordagem eficaz para promover e reforçar a pose arabesque? A utilização de instrumentos de recolha de dados como tabelas de observação, meios audiovisuais e grupos de discussão, permitiram aferir resultados nas várias fases do processo de implementação do programa de exercícios selecionados, de acordo com o plano de ação estabelecido. Com a aplicação deste programa, foi possível melhorar várias competências físicas e técnicas que estão na base da pose arabesque, tendo por objetivo geral, a promoção do desenvolvimento técnico e artístico dos alunos de Técnica de Dança Clássica. Concomitantemente, foi possível verificar a extrema importância do desenvolvimento de competências socio emocionais no processo ensino-aprendizagem e foi, ainda, possível compreender a necessidade de aplicação de diferenciação pedagógica no ensino da Técnica de Dança Clássica, para garantir a aquisição de conhecimento por parte de todas as alunas, respeitando a sua individualidade.