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Racionalidades que justificam a presença da educação artística no currículo escolar. A força e o impacto do argumento económico

dc.contributor.authorCharréu, Leonardo
dc.date.accessioned2020-03-19T09:38:22Z
dc.date.available2020-03-19T09:38:22Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractVários autores, num passado recente, têm procurado justificar a presença do ensino das artes no currículo oficial dos ensinos básico e secundário. São justificativas racionais que procuram, desde várias perspectivas, defender a presença e o papel das artes no currículo oficial escolar da educação não superior. No entanto, num mundo multipolar e globalizado que é cada vez mais o nosso, outras formas de racionalidade podem ser utilizadas. Isto se pensarmos no quadro de uma política educativa que olhe para a educação como um biólogo olha para uma floresta e, mais do uma única árvore, veja uma teia complexa e viva de relações e interdependências. Os elevados números referentes ao valor gerado pelas chamadas indústrias culturais, nas economias avançadas do mundo, acrescentam mais uma racionalidade para defender a presença (e reforço) das artes no currículo num tempo em que a economia, tem marcado, de forma crescente, o debate político contemporâneopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCharréu, L. (2018). Racionalidades que justificam a presença da educação artística no currículo escolar. A força e o impacto do argumento económico. In Queiroz, João Paulo e Oliveira, Ronaldo, (Orgs.) Os riscos da arte. Formação e mediação. (p.133-141). Lisboa: Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes. ISBN 978-989-8944-00-9.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8944-00-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11271
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10451/37446pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Artísticapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectValorpt_PT
dc.subjectEconomiapt_PT
dc.titleRacionalidades que justificam a presença da educação artística no currículo escolar. A força e o impacto do argumento económicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage141pt_PT
oaire.citation.startPage133pt_PT
oaire.citation.titleOs riscos da arte. Formação e mediaçãopt_PT
person.familyNameCharréu
person.givenNameLeonardo
person.identifier.ciencia-id2218-F4D8-1B79
person.identifier.orcid0000-0002-6761-6964
person.identifier.ridM-2680-2015
person.identifier.scopus-author-id56350666600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2
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