Repository logo
 
Publication

Monotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escola

dc.contributor.advisorLeite, Teresapt_PT
dc.contributor.advisorRosa, Joãopt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Miguel Neves
dc.date.accessioned2018-03-02T12:31:31Z
dc.date.available2018-03-02T12:31:31Z
dc.date.issued2017-12-21
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractO estudo centra-se na monitorização dos resultados de aprendizagem enquanto instrumento para a obtenção de informação pertinente para a tomada de decisão visando a melhoria da escola. Tem como objetivos:1) caraterizar o desempenho dos alunos nas Provas de Aferição Internas visando a identificação de áreas fortes e de áreas de melhoria; 2) caraterizar a perceção dos atores relativamente às aferições internas; 3) verificar se e como a monitorização dos resultados é incorporada na tomada de decisão conducente à melhoria do ensino e da aprendizagem. A revisão de literatura centra-se sobretudo nos movimentos de melhoria de escola e nos fatores que a promovem, com especial foco a monitorização de resultados e a liderança. Desenvolvido numa perspetiva de estudo de caso, o estudo foi suportado numa metodologia mista, pois recorre a processos de recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos, sequencialmente. O estudo foi desenvolvido numa escola particular da cidade de Lisboa, tomando como ponto de partida os resultados dos alunos nas áreas curriculares de Português e Matemática, em Provas de Aferição Internas do 1º ciclo de escolaridade básica entre 2011/12 e 2015/16. A análise dos resultados permitiu o reconhecimento de áreas fortes e a identificação de oportunidades de melhoria da instituição. Neste âmbito, procedeu-se também à análise de acordo com o género, a idade e, ainda, a evolução ao longo do tempo. Os intervenientes no estudo (professores e direção) consideram a monitorização efetuada como uma mais-valia para a sua instituição, reconhecendo uma melhoria da prática pedagógica dos professores, a contribuição para uma melhor organização do apoio escolar, o melhor planeamento curricular do 1º ciclo, a possibilidade de existência de formação contínua específica e o contributo para a melhoria dos resultados dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis study focuses on learning outcomes’ monitoring as an instrument to obtain relevant information to support decision making targeting school improvement. The objectives are: 1) characterize the students' performance in the Internal Assessment to identify strong areas and improvement areas; 2) characterize the actors’ perception regarding the internal assessments; 3) verify whether and how the results monitoring is incorporated in the decision making aiming teaching and learning improvement. Literature review focuses mainly on school improvement movements and its promoting factors, specially focusing on results monitoring and leadership. The study, developed in a case study perspective, was supported in a mixed methodology, using sequentially processes of collection and analysis of quantitative and qualitative data. The study was developed on a private school operating in the city of Lisbon and considers, as a starting point, the students’ (1st cycle of basic education) Internal Assessment Exams results in the curricular areas of Portuguese and Mathematics from 2011/12 to 2015/16. The analysis of the results revealed the strong areas and the identification of opportunities regarding the institution improvement. In this context, the analysis also focused gender, age and, also, evolution over time. The participants in the study (teachers and management) consider this monitoring as a source of added value for their institution, recognizing an improvement in teachers' pedagogical practice, contributing to a better organization of school support, better curricular planning in the first cycle, the existence of specific continuous training and the contribution to improve students’ exams results.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.issn201851008
dc.identifier.tid201851008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8189
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMonitorização dos resultados escolarespt_PT
dc.subjectMelhoria da escolapt_PT
dc.subjectEficácia Escolarpt_PT
dc.subjectLiderança.pt_PT
dc.subjectSchool results monitoringen
dc.subjectSchool improvementen
dc.subjectSchool effectivenessen
dc.subjectLeadershipen
dc.titleMonotorização dos resultados: uma ferramenta para a tomada de decisão na melhoria da escolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAdministração Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado de Miguel Ferreira - Monitorização de Resultados.pdf
Size:
4.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: