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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Vivemos numa sociedade totalmente globalizada. Os mercados encontram-se
repletos de empresas, produtos e serviços semelhantes. Os consumidores são cada
vez mais exigentes, informados e infiéis às marcas. A cada minuto surgem novas
marcas, ofertas e anúncios publicitários, reina a saturação das mensagens
comunicacionais. A necessidade de uma organização diferenciar-se da concorrência
feroz, é fundamental e urgente, tornando-se imperativo recorrer a algo que desperte a
atenção do público-alvo. O Marketing de Guerrilha é a solução criativa e original
para este problema.
Neste sentido, torna-se pertinente para o mercado publicitário compreender as formas
de potenciar uma marca, de diferenciar a comunicação, por meio das distintas
ferramentas de guerrilha e apurar a dimensão do impacto das ações junto do target.
Assim, definiu-se como questão de partida desta dissertação “Qual a importância e o
contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas”.
Apoiada numa extensa revisão bibliográfica e na análise de dados resultantes do
cruzamento de informação proveniente de diversas fontes, como estudos de caso,
documentação e discurso de entrevistados, esta investigação assume a forma de um
estudo exploratório, de natureza qualitativa.
Este estudo permitiu concluir que uma marca que recorre a ferramentas de
guerrilha com o intuito de impulsionar o seu sucesso, adquire um forte e positivo
impacto junto do público-alvo, surpreendendo e interagindo por meio de ações
criativas e distintas. Esta vertente do marketing é recrutada por empresas com
espírito inovador, de pequena ou grande dimensão, e têm a possibilidade de investir
um montante reduzido ou avultado, conforme o que desejam.
Description
Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Keywords
Marketing Marketing de guerrilha Segmentação de mercado Marcas
Citation
LEITE, Anabela Costa - A importância e o contributo do marketing de guerrilha no sucesso das marcas. – Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.