Repository logo
 
Publication

Atitudes em relação ao materialismo e a felicidade do consumidor

dc.contributor.authorBaptista, Nuno
dc.contributor.authorMatos, Nelson
dc.contributor.authorBagheri, Marco
dc.contributor.authorJoão Pereira
dc.date.accessioned2024-04-05T14:12:23Z
dc.date.available2024-04-05T14:12:23Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO desenvolvimento económico, a globalização e a busca da felicidade por parte do consumidor, têm sido apontados como os principais fatores associados ao consumo excessivo. Contraditório com o estilo de vista consumista que caracteriza as sociedades ocidentais contemporâneas, alguns consumidores estabelecem uma forma diferente de estar, recorrendo ao anticonsumo. Esta forma alternativa de encarar o mercado requer melhor compreensão, devido ao seu impacto nas políticas de marketing. O objetivo deste estudo consiste em discutir conceptualmente a relação entre o consumo e o anticonsumo e a sua influência no bem-estar e na felicidade do consumidor. Em segundo lugar, pretende-se desenvolver um modelo conceptual que explique a relação entre os conceitos de consumo, anticonsumo, materialismo e felicidade do consumidor. Tendo em vista os objetivos delineados, realiza-se uma revisão narrativa da literatura sobre anticonsumo e consumismo, com base na qual se constrói o modelo conceptual proposto. O modelo proposto adota a perspetiva hedónica ao considerar a felicidade como a avaliação subjetiva do bem-estar. Supõem-se que o consumo e o anticonsumo, quando moderados, podem contribuir para a felicidade do consumidor. Em oposição assume-se que formas extremas de consumismo e de anticonsumo apresentam efeitos negativos na avaliação subjetiva do bem-estar e felicidade pelo consumidor.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Economic development, globalization and the consumer's pursuit of happiness have been identified as the main factors associated with excessive consumption. Contradictory to the consumerist style of life that characterizes contemporary Western societies, some consumers establish a different way of life, resorting to anti-consumption. This alternative way of looking at the market requires better understanding, due to its impact on marketing policies. The aim of this study is to conceptually discuss the relationship between consumption and anti-consumption and their influence on consumer well-being and happiness. Second, we intend to develop a conceptual model that explains the relationship between the constructs of consumption, anti-consumption, materialism, and consumer happiness. In view of the objectives outlined, a narrative review of the literature on anti-consumption and consumerism is carried out, based on which the proposed conceptual model is constructed. The proposed model adopts the hedonic perspective by considering happiness as the subjective evaluation of well-being. It is assumed that consumption and anti-consumption, when moderated, can contribute to consumer happiness. In contrast, it is assumed that extreme forms of consumerism and anti-consumption have negative effects on the subjective evaluation of well-being and happiness by the consumer.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBaptista, N., Matos, N., Bagheri, M. & Pereira, J. (2023). Atitudes em relação ao materialismo e a felicidade do consumidor. European Journal of Management and Marketing Studies, 8(3), 92-110. DOI: 10.46827/ejmms.v8i3.1559pt_PT
dc.identifier.doi10.46827/ejmms.v8i3.1559pt_PT
dc.identifier.issn2501 - 9988
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17261
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherOpen Access Publishing Groupen
dc.relation.publisherversionhttps://oapub.org/soc/index.php/EJMMS/article/view/1559/2136pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAnticonsumopt_PT
dc.subjectConsumismopt_PT
dc.subjectMaterialismopt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.subjectModelo conceptualpt_PT
dc.subjectAnti-consumptionen
dc.subjectConsumerismen
dc.subjectMaterialismen
dc.subjectWell-beingen
dc.subjectHappinessen
dc.subjectConceptual modelen
dc.titleAtitudes em relação ao materialismo e a felicidade do consumidorpt_PT
dc.title.alternativeAttitudes towards materialism and consumer happinessen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBucharest, Romaniapt_PT
oaire.citation.endPage110pt_PT
oaire.citation.startPage92pt_PT
oaire.citation.titleEuropean Journal of Management and Marketing Studiesen
oaire.citation.volume8(3)pt_PT
person.familyNameBaptista
person.familyNameMatos
person.familyNameBagheri
person.givenNameNuno
person.givenNameNelson
person.givenNameMarco Enzo
person.identifier.ciencia-idAD1D-892D-7353
person.identifier.ciencia-idC71C-19F4-A193
person.identifier.ciencia-idEF16-1431-A0B0
person.identifier.orcid0000-0001-7130-0543
person.identifier.orcid0000-0002-6263-5007
person.identifier.orcid0000-0002-9361-1200
person.identifier.ridAAP-1169-2020
person.identifier.scopus-author-id57200392594
person.identifier.scopus-author-id57195062461
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication898aafa8-bdee-4d3a-8824-9cad73209814
relation.isAuthorOfPublication4ff6cc56-47ab-4a09-bbb7-9e7cddf0edab
relation.isAuthorOfPublication9aa117c9-c3c7-4ba0-b17e-4f4de9e15673
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9aa117c9-c3c7-4ba0-b17e-4f4de9e15673

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Atitudes em relação ao materialismo e a felicidade do consumidor.pdf
Size:
500.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections