Repository logo
 
Publication

Os factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em Portugal

dc.contributor.advisorMiranda, Sandra Marisa Lopespor
dc.contributor.authorMatos, Elisa Nunes Correia de
dc.date.accessioned2015-04-17T10:42:49Z
dc.date.available2015-04-17T10:42:49Z
dc.date.issued2014-11
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.por
dc.description.abstractO consumo doméstico constitui uma forma de consumir produtos focada no próprio país de origem. De acordo com a literatura da especialidade, a imagem que os consumidores têm do seu próprio país, a ligação afectiva e o etnocentrismo do consumidor são em certa medida preditores do comportamento de consumo de produtos nacionais. Como tal, é intento desta investigação, contribuir para uma compreensão mais aprofundada acerca do impacto destes factores sobre a intenção de compra de produtos nacionais por parte do consumidor português. Para testar a existência de uma influência destes factores sobre a intenção de compra recorremos a um método de análise quantitativo que se traduziu na aplicação de um questionário a 163 indivíduos. Com base nos resultados obtidos confirmámos as quatro hipóteses de trabalho previamente definidas.por
dc.description.abstractDomestic consumption is a way of consuming products focused on the home country. According to the literature, the image that consumers have of their own country and their products, their emotional bond to the country and their ethnocentric tendencies can predict to some extent the consumption behavior of domestic consumer. As such, it is intent of this research to contribute to a deeper understanding of the impact of these factors on the portuguese consumer’s intention to purchase Portuguese products. To test the existence of an influence of these factors upon the purchase intention of national products by domestic consumers in Portugal, we used a quantitative method of research through a questionnaire to 250 individuals. Based on the results obtained we could confirm all of the previously defined working hypotheses.por
dc.identifier.citationMatos, Elisa Nunes Correia de - Os factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em Portugal. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2014. – Dissertação de Mestrado.por
dc.identifier.tid201128420por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/4442
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpor
dc.subjectImagens paí-de-origempor
dc.subjectMarca-Naçãopor
dc.subjectLigação afectivapor
dc.subjectEtnocentrismo do consumidorpor
dc.subjectConsumo domésticopor
dc.subjectProdutos nacionaispor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectIdentidade nacionalpor
dc.subjectCountry-of-origin Imagepor
dc.subjectNation-brandpor
dc.subjectEmotional bondpor
dc.subjectConsumer ethnocentrismpor
dc.subjectDomestic consumptionpor
dc.subjectNational productspor
dc.subjectConsumer behaviorpor
dc.subjectNational identitypor
dc.titleOs factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em Portugalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.titleOs factores influenciadores do consumo de produtos nacionais em Portugalpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado_Factores Influenciadores do Consumo de Produtos Nacionais em Portugal por Elisa Matos.pdf
Size:
767.82 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: