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Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEB

dc.contributor.advisorGonçalves, Carolinapt_PT
dc.contributor.authorLopes, Joana Rita dos Reis Azeitona
dc.date.accessioned2021-02-22T14:54:56Z
dc.date.available2021-02-22T14:54:56Z
dc.date.issued2020-07-08
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.description.abstractO presente relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento é constituído por duas partes: (i) caracterização, análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida no 2.º CEB; e, (ii) apresentação e desenvolvimento do estudo realizado com alunos do 2.º CEB. O estudo surge da necessidade de se compreender a relação entre os interesses dos alunos para a leitura e os hábitos de leitura em família, assim como das fragilidades identificadas durante os momentos de leitura dos alunos. O estudo, intitulado Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEB, conduziu à seguinte problemática «De que forma a prática de literacia familiar promove hábitos de leitura na criança?». Através deste procura-se: (i) identificar os hábitos literários dos alunos e dos encarregados de educação; (ii) compreender o envolvimento dos encarregados de educação nas leituras dos/com os educandos; (iii) implementar estratégias de promoção de hábitos e interesse pela leitura; e, (iv) conhecer o acompanhamento e o apoio que as famílias oferecem às crianças nos momentos de leitura. Para a elaboração do estudo, optou-se por seguir os princípios da investigaçãoação, implementando-se um projeto de intervenção, de natureza qualitativa, com recurso à observação direta, participante e não participante. Para além disso, recorreu-se também ao inquérito por questionário, à entrevista aos professores cooperantes e às diretoras de turma, bem como à análise documental. Os resultados permitem confirmar que grande parte dos participantes têm hábitos de leitura, mas, apesar disto, considerouse que a implementação de estratégias teve impacto na promoção dos hábitos de leitura. É ainda de referir que se verificou uma ausência significativa dos EE no acompanhamento e apoio às crianças durante os momentos de leitura, confirmando-se o seu envolvimento reduzido nas atividades escolares.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report is a part of the Supervised Teaching Practice II curriculum unit, integrated in the Master Degree in Teaching of Primary School and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education (CBE) of The Lisbon School of Education (ESELx). This document is composed of two parts: (i) characterization, analysis and reflection of the pedagogical practice developed at the 2nd CBE; and, (ii) presentation and development of the study carried out with students at the 2nd CBE. This study arises from the need of understanding the relationship between students’ interests in reading and family reading habits, as well as the fragilities identified during students’ reading time. The study, titled Promoting Family Literacy: a study with 2nd CBE students, led to the following question “In what way does family literacy promote reading habits in children?”. Through this study it is sought to: (i) identify the literary habits of students and parents; (ii) understand the involvement of parents in the students’ reading habits; (iii) implement and promote reading and interest in reading strategies; and, (iv) get to know the monitoring and support that families offer to children in times of reading. For the elaboration of the study, it was chosen to follow the principles of action research, implementing an intervention project of qualitative nature, using direct observation, participant and non-participant. In addition, the survey by questionnaire, the interview of cooperating professors and class directors, as well as document analysis were also used. The results confirm that a large number of the participants claim to have reading habits, but despite this, the implementation of strategies to promote reading habits was considered significant. It should also be noted that there was a significant absence of the parents in the monitoring and support of their children during the moments of reading, confirming that their involvement in school activities is low.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationLopes, J. R. R. (2019). Promoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEB (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/12914pt_PT
dc.identifier.tid202628990
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12914
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectHábitos de leiturapt_PT
dc.subjectLiteracia familiarpt_PT
dc.subjectEnvolvimento familiarpt_PT
dc.subjectFamily literacypt_PT
dc.subjectReading habitspt_PT
dc.subjectFamily participationpt_PT
dc.titlePromoção da Literacia Familiar: um estudo com alunos do 2.º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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JoanaReisLopes_RelatórioFinal_Promoção-da-Literacia-Familiar_MPHG_2019-2020.pdf
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