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A flexibilidade de cálculo multiplicativo: um estudo no 3.º ano

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Esta comunicação apresenta um estudo realizado numa turma de 3º ano de escolaridade, cujo objetivo é compreender o modo como os alunos desenvolvem a flexibilidade de cálculo multiplicativo num contexto de ensino exploratório, tendo sido delineadas três questões de investigação: i) Quais as estratégias usadas pelos alunos quando resolvem tarefas de multiplicação?; ii) Como evoluem as estratégias usadas pelos alunos? e iii) Como é que os alunos usam de forma flexível o cálculo multiplicativo? O estudo insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma experiência de ensino cujo foco foram dois pares de alunos. A recolha de dados recorreu às seguintes técnicas: observação direta e participante e recolha documental. Os resultados deste estudo revelam que: i) em situações de proporcionalidade, os alunos evidenciaram o uso de uma estratégia aditiva em combinação com o uso de estratégias multiplicativas escalares e funcionais; e ii) relativamente à flexibilidade de cálculo multiplicativo, os alunos: a) estabeleceram relações numéricas; b) usaram estratégias que incluem o uso de propriedades da multiplicação; e c) utilizaram factos básicos por si dominados na origem de diferentes estratégias.
This communication presents a study carried out in a third-grade class. This study aims to understand how the students develop the flexibility of multiplicative calculation in a context of exploratory teaching. Based on the purpose of the study, three research questions were outlined: i) What are the strategies used by students when solve tasks of multiplication?; ii) How the strategies used by the students evolve? and iii) How do the students use flexibly the multiplicative calculation? The study adopts a qualitative methodology within an interpretive paradigm having been held a teaching experience which had focused on two pairs of students. The data collection took place through the following techniques: direct and participant observation and documentary collection. The results of this study show that: i) in regard of situations of proportionality, students showed the use of an additive strategy in combination with the use of multiplicative scalar and functional strategies; iii) in what concerns the flexibility of multiplicative calculation, students: a) established numerical relationships; b) used strategies that include the use of properties of multiplication; and c) used basic facts at the origin of different strategies.

Description

Keywords

Multiplicação Estratégias de cálculo Ensino exploratório Flexibilidade de cálculo IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx

Citation

Santos, S. & Rodrigues, M. (2017). A flexibilidade de cálculo multiplicativo: Um estudo no 3º ano. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 242–260). Viseu: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-67-6

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Associação de Professores de Matemática

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