Repository logo
 
Publication

Playing the media and playing the senses

dc.contributor.authorKattenbelt, Chiel
dc.date.accessioned2025-07-07T15:10:17Z
dc.date.available2025-07-07T15:10:17Z
dc.date.issued2025-06-23
dc.description.abstractNeste artigo considero o teatro como o paradigma de todas as artes e como a arte do performer. Concentro-me nos aspectos performativos da arte tal como manifestados na construção de mundos, no posicionamento em palco (“staging”), auto-referenciação e auto-reflexão. Estes dois últimos aspetos são particularmente relevantes na minha interpretação de intermedialidade como um modo específico de performatividade, provocando – com todas as suas fricções, contrastes e disjunções – uma força criava que ocorre de acordo com o princípio de “ambos-e”. Também abordo o facto de o teatro funcionar como um hípermeio [hypermedium], servindo de palco para que outros media possam ser encenados ou até mesmo, e sobretudo, funcionando como um local de interpretação e prazeroso usufruto de outros media permitindo um jogo com os sentidos e conferindo ao espectador um papel de experienciador. Através de uma breve análise de três espectáculos, proponho-me demonstrar como o princípio intermedial do ambos-e pode funcionar.por
dc.description.abstractABSTRACT - In my essay I consider theater as the paradigm of all arts and as the art of the performer. I focus on the performative aspects of art as manifested in worldmaking, staging, self-referencing and self-reflexing. These last two aspects are particularly relevant in my understanding of intermediality as a specific mode of performativity, causing with all its frictions, contrasts and disjunctions a creative force according to the principle of both-and. I also discuss theater functioning as a hypermedium, providing a stage for other media to be staged or rather a playground for other media to be played with and thus also to play with the senses and the positioning of the spectator as experiencer. With a brief discussion of three performances, I want to demonstrate how the both-and principle of intermediality can work.eng
dc.identifier.doi10.34629/rcdmt.vol.2.n.1.pp16-35
dc.identifier.eissne-ISSN 2795-5788
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21956
dc.language.isoeng
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa
dc.relation.hasversionhttps://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/885
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
dc.subjectHípermeio
dc.subjectIntermedialidade
dc.subjectPerformatividade
dc.subjectPerformer
dc.subjectExperienciador
dc.subjectAmbos-E
dc.subjectHypermedium
dc.subjectIntermediality
dc.subjectPerformativity
dc.subjectExperiencer
dc.subjectBoth-And
dc.titlePlaying the media and playing the sensespor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage35
oaire.citation.issue1
oaire.citation.startPage16
oaire.citation.titleRhinocervs
oaire.citation.volume2
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2_KATTENBELT_V4_final.pdf
Size:
330 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: