Publication
Playing the media and playing the senses
dc.contributor.author | Kattenbelt, Chiel | |
dc.date.accessioned | 2025-07-07T15:10:17Z | |
dc.date.available | 2025-07-07T15:10:17Z | |
dc.date.issued | 2025-06-23 | |
dc.description.abstract | Neste artigo considero o teatro como o paradigma de todas as artes e como a arte do performer. Concentro-me nos aspectos performativos da arte tal como manifestados na construção de mundos, no posicionamento em palco (“staging”), auto-referenciação e auto-reflexão. Estes dois últimos aspetos são particularmente relevantes na minha interpretação de intermedialidade como um modo específico de performatividade, provocando – com todas as suas fricções, contrastes e disjunções – uma força criava que ocorre de acordo com o princípio de “ambos-e”. Também abordo o facto de o teatro funcionar como um hípermeio [hypermedium], servindo de palco para que outros media possam ser encenados ou até mesmo, e sobretudo, funcionando como um local de interpretação e prazeroso usufruto de outros media permitindo um jogo com os sentidos e conferindo ao espectador um papel de experienciador. Através de uma breve análise de três espectáculos, proponho-me demonstrar como o princípio intermedial do ambos-e pode funcionar. | por |
dc.description.abstract | ABSTRACT - In my essay I consider theater as the paradigm of all arts and as the art of the performer. I focus on the performative aspects of art as manifested in worldmaking, staging, self-referencing and self-reflexing. These last two aspects are particularly relevant in my understanding of intermediality as a specific mode of performativity, causing with all its frictions, contrasts and disjunctions a creative force according to the principle of both-and. I also discuss theater functioning as a hypermedium, providing a stage for other media to be staged or rather a playground for other media to be played with and thus also to play with the senses and the positioning of the spectator as experiencer. With a brief discussion of three performances, I want to demonstrate how the both-and principle of intermediality can work. | eng |
dc.identifier.doi | 10.34629/rcdmt.vol.2.n.1.pp16-35 | |
dc.identifier.eissn | e-ISSN 2795-5788 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/21956 | |
dc.language.iso | eng | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa | |
dc.relation.hasversion | https://journals.ipl.pt/rhinocervs/article/view/885 | |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | |
dc.subject | Hípermeio | |
dc.subject | Intermedialidade | |
dc.subject | Performatividade | |
dc.subject | Performer | |
dc.subject | Experienciador | |
dc.subject | Ambos-E | |
dc.subject | Hypermedium | |
dc.subject | Intermediality | |
dc.subject | Performativity | |
dc.subject | Experiencer | |
dc.subject | Both-And | |
dc.title | Playing the media and playing the senses | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 35 | |
oaire.citation.issue | 1 | |
oaire.citation.startPage | 16 | |
oaire.citation.title | Rhinocervs | |
oaire.citation.volume | 2 | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |