Repository logo
 
Publication

Bandas sonoras para saxofone: Cronaca di un amore, Taxi driver e Catch me if you can

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorMassarrão, José
dc.contributor.authorSantos, Nádia do Carmo
dc.date.accessioned2025-11-11T10:47:17Z
dc.date.available2025-11-11T10:47:17Z
dc.date.issued2024-12-26
dc.description.abstractEste projeto aborda a importância e o significado das bandas sonoras compostas especificamente para filmes, com foco na análise da sua relação com as cenas e no impacto emocional produzido no público. São exploradas questões fundamentais, como “Qual o significado das bandas sonoras nas cenas?” e “Que importância têm?”, reconhecendo que as respostas podem variar conforme a perspetiva e que este campo ainda requer investigação aprofundada. O projeto contribui também com um estudo sobre o papel do saxofone nas bandas sonoras, uma área com literatura escassa. Foram analisadas obras que integram o saxofone nas bandas sonoras, incluindo Catch me if you can (Escapades para saxofone e orquestra), Taxi Driver, e Cronaca di un amore para saxofone e piano. Estas análises procuram destacar o significado das obras no contexto das cenas em que são utilizadas, bem como explorar a versatilidade do saxofone em diferentes estilos musicais. Observa-se como é que as características interpretativas do saxofone - como timbre, articulação e improvisação - são adaptadas para responder às exigências estilísticas das obras, tanto dentro de uma obra (como nos diferentes andamentos das Escapades) como entre as restantes peças. Outro ponto de destaque é a independência artística das obras abordadas, que transcendem os filmes para os quais foram criadas. Cronaca di un amore, por exemplo, pode ser interpretada como peça do repertório tradicional para saxofone e piano, uma vez que é uma obra para saxofone e piano com uma sonoridade erudita. O tema do filme Taxi Driver pode também ser apresentado com várias formações, como para piano e saxofone, piano solo e combos de jazz em contextos independentes das bandas sonoras a que pertencem. Por fim, este projeto procurar destacar como é que estas obras enriquecem o repertório do saxofone, aproximando o público geral da música erudita e do jazz. A análise reforça o contributo dessas bandas sonoras na difusão destes estilos musicais para espectadores que habitualmente não consomem música erudita ou jazz.por
dc.description.abstractABSTRACT: This project addresses the importance and meaning of soundtracks composed specifically for films, focusing on analyzing their relationship with the scenes and the emotional impact produced on the audience. Fundamental questions are explored, such as “What is the meaning of the soundtracks in the scenes?” and “How important are they?”, recognizing that answers may vary according to perspective and that this field still requires further investigation. The project also contributes to a study on the role of the saxophone in soundtracks, an area with few literature. Significant pieces that include the saxophone in the soundtracks were analyzed, including Catch me if you can (Escapades for saxophone and orchestra), Taxi Driver, and Cronaca di un amore for saxophone and piano. These analyzes seek to highlight the meaning of the works in the context of the scenes in which they are used, as well as exploring the versatility of the saxophone in different musical styles. It is observed how the interpretative characteristics of the saxophone - such as timbre, articulation, and improvisation - are adapted to meet the stylistic demands of the works, both within a work (as in the different movements of the Escapades) and between the other pieces. Another highlight is the artistic independence of the works studied, which transcend the films for which they were created. Cronaca di un amore, for example, can be widely performed as a piece from the traditional saxophone repertoire and piano. The theme from the film Taxi Driver can also be presented with various formations, such as for piano and saxophone, piano solo and jazz combos in independent contexts of the soundtracks to which they belong. Finally, this project seeks to highlight how these works enrich the saxophone repertoire, bringing the general public closer to classical music and jazz. The analysis reinforces the contribution of these soundtracks to the dissemination of these musical styles to audiences that do not usually consume classical music or jazz.eng
dc.identifier.citationSantos, N.C. (2024). Bandas sonoras para saxofone: Cronaca di un amore, Taxi driver e Catch me if you can. [Relatório de Projeto Artístico de Mestrado, Escola Superior de Música de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/22254por
dc.identifier.tid203775201
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/22254
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectBandas sonoraspor
dc.subjectSaxofone no cinemapor
dc.subjectMúsica em cenapor
dc.subjectRepertório para saxofonepor
dc.subjectSoundtracksen
dc.subjectSaxophone in filmen
dc.subjectMusic in scenesen
dc.subjectSaxophone repertoireen
dc.titleBandas sonoras para saxofone: Cronaca di un amore, Taxi driver e Catch me if you canpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Música

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Projecto Artístico - Nádia Santos.pdf
Size:
1.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: