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Como o comportamento de uso do ChatGPT influencia a sua marca em termos de consumer-based brand equity

dc.contributor.advisorGonçalves, Ruipor
dc.contributor.authorPimenta, Nelson Hugo Catroga
dc.date.accessioned2025-02-21T15:04:02Z
dc.date.available2025-02-21T15:04:02Z
dc.date.issued2024-10-11
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
dc.description.abstractNos últimos anos, o avanço da inteligência artificial (IA) tem transformado significativamente a interação entre marcas e consumidores. O surgimento de ferramentas como o ChatGPT colocou a IA no centro das estratégias de marketing, impactando a forma como os consumidores percebem e interagem com as marcas. Este estudo visa analisar as relações entre os construtos do Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM) e o capital de marca baseado no consumidor (CBBE) do ChatGPT. Através de um inquérito a 219 participantes e utilizando um modelo de equações estruturais, os resultados mostram que a perceção de utilidade e a facilidade de uso são determinantes na formação de atitudes positivas, que, por sua vez, influenciam a intenção e o comportamento de uso. A utilização eficaz do ChatGPT revela-se um forte preditor do capital de marca, sublinhando a importância da experiência do utilizador. Este estudo contribui para a compreensão de como a aceitação de novas tecnologias pode impactar o capital de marca e sugere que as empresas devem investir na usabilidade e utilidade das suas ferramentas de IA para fortalecer a lealdade e associações à marca.por
dc.description.abstractABSTRACT: In recent years, advancements in artificial intelligence (AI) have significantly transformed the interaction between brands and consumers. The emergence of tools such as ChatGPT has positioned AI at the center of marketing strategies, influencing how consumers perceive and engage with brands. This study aims to analyze the relationship between the constructs of the Technology Acceptance Model (TAM) and the Consumer-Based Brand Equity (CBBE) of ChatGPT. Through a survey of 219 participants and the application of structural equation modeling, the results reveal that perceived usefulness and ease of use are key determinants in forming positive attitudes, which in turn influence behavioral intentions and usage behavior. Effective use of ChatGPT is a strong predictor of brand equity, highlighting the importance of user experience in brand value enhancement. This study contributes to the understanding of how the acceptance of new technologies can impact brand equity and suggests that companies should invest in the usability and perceived usefulness of AI tools to strengthen brand loyalty and associations.eng
dc.identifier.citationPimenta, N.H. (2024). Como o comportamento de uso do ChatGPT influencia a sua marca em termos de consumer-based brand equity [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21571por
dc.identifier.tid203825497por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21571
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectChatGPTeng
dc.subjectInteligência Artificial (IA)por
dc.subjectModelo de Aceitação de Tecnologia (TAM)por
dc.subjectCapital de marcapor
dc.subjectValor de marcapor
dc.subjectCapital de Marca baseado no Consumidor (CBBE)por
dc.subjectArtificial Intelligence (AI)eng
dc.subjectTechnology Acceptance Model (TAM)eng
dc.subjectBrand equityeng
dc.subjectBrand valueeng
dc.subjectConsumer-Based Brand Equity (CBBE)eng
dc.titleComo o comportamento de uso do ChatGPT influencia a sua marca em termos de consumer-based brand equitypor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpor
oaire.citation.titleComo o comportamento de uso do ChatGPT influencia a sua marca em termos de consumer-based brand equity
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.namePublicidade e Marketingpor

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