Repository logo
 
Publication

Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos pares

dc.contributor.advisorRosa, Manuelapt_PT
dc.contributor.authorCodeço, Ana Isabel Mendes
dc.date.accessioned2016-07-16T14:16:46Z
dc.date.available2016-07-16T14:16:46Z
dc.date.issued2014-12-17
dc.description.abstractEste relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio de creche e de jardim-de-infância, de modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Numa primeira fase é feita a caraterização dos contextos socioeducativos e a sua influência na minha intervenção. Através de uma análise reflexiva sobre as intenções para a ação pedagógica, identifiquei um aspeto que considerei mais significativo, a inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), que decidi estudar mais aprofundadamente. O meu estudo centra-se nas atitudes e opiniões dos pares ao terem uma criança com NEE no grupo. Assim, no jardim-de-infância apliquei um teste sociométrico em abril, e após um momento de intervenção que privilegiou a inclusão social da criança com NEE no grupo, apliquei novamente o mesmo teste sociométrico em julho. Desde modo, foi possível perceber e analisar as alterações nas dinâmicas sociais do grupo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This report reflects the work done at the stage of nursery and kindergarten in order to complete the Masters in Preschool Education. Initially, is made a characterization of social and educational contexts and how they influence my intervention. Through a reflective analysis about intentions for pedagogical action, I identified one aspect I considered most significant, the inclusion of a child with special educational needs (SEN), that I decided to study further. My study focuses on attitudes and opinions of peer who have a child with SEN in the group. Thus, in the kindergarden I applied a sociometric test in April, and after a moment of intervention that focused on the social inclusion of the children with SEN in the group,I then applied the same sociometric test in July. In this way it was possible to perceive and analyze the changes in the social group dynamics.en
dc.identifier.tid201346630pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6318
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusão socialpt_PT
dc.subjectNecessidades educativas especiaispt_PT
dc.subjectTeste sociométricopt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectSocial inclusionen
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.subjectSociometric testen
dc.subjectKindergartenen
dc.titleInclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos parespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final - Ana Codeço.pdf
Size:
1.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: