Browsing by Issue Date, starting with "2014-12-17"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação na resolução de conflitos em educação de infânciaPublication . Fonseca, Rita Sofia Gomes; Rosa, ManuelaNa educação de infância, a criança é exposta a novos contextos, sobretudo com a entrada na creche e jardim de infância. Este novo desafio, é especialmente importante pelo contacto privilegiado com pessoas fora do seu contexto familiar. É também nesta primeira fase do convívio social que a criança contacta com outras crianças numa relação de igualdade. Estas interações são marcadas pelos primeiros grandes desafios sociais que a criança enfrenta fora da família, e que são cruciais para o seu desenvolvimento social. No decorrer da PPS, a forma como as crianças do grupo de creche e jardim de infância se relacionavam e sobretudo como resolviam os seus conflitos, foi tornando-se progressivamente mais evidente. “A comunicação na resolução de conflitos em educação de infância” é um reflexo do trabalho desenvolvido com os dois grupos de crianças, no sentido compreender o papel da comunicação entre as crianças face a situações problemáticas com os seus pares. Em parte este tema surge pela caracterização socioeducativa de ambos os contextos e da definição e reflexão sobre as intenções pedagógicas que defendo para uma ação pedagógica adequada. Ao longo de todo este processo, procurei refletir de forma regular sobre as minhas práticas e estratégias, adequando-as às características das crianças.
- Teatro de personagensPublication . Galhano, Flavio Celso Novaes; Rosa, Armando NascimentoEsta dissertação é sobre uma linha de concepção teatral na qual os elementos do texto e a direção de atores se tornam a base do espetáculo. Um “Teatro de Personagens” que considera os demais componentes da encenação com esse ponto de partida, trabalhando em comunhão com esse processo. Pretende-se analisar os fundamentos e caminhos da encenação, no que se refere à observação da importância do texto e ao trabalho dos atores. Para tanto, um panorama geral da encenação é traçado desde a Grécia antiga até o teatro contemporâneo, a partir desses dois quesitos – texto e trabalho com os atores – como diretriz essa reflexão, utilizando fundamentação teórica baseada no trabalho de encenadores, artistas, autores e preparadores de atores como Stanislavski e Grotowski, entre outros que apresentam afinidades com o tema até que se chegue ao período contemporâneo. Em seguida, traça-se a relação deste trabalho reflexivo com a prática do autor desta dissertação.
- Inclusão social de uma criança com necessidades educativas especiais num jardim-de-infância: O contributo dos paresPublication . Codeço, Ana Isabel Mendes; Rosa, ManuelaEste relatório reflete o trabalho desenvolvido no estágio de creche e de jardim-de-infância, de modo a concluir o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Numa primeira fase é feita a caraterização dos contextos socioeducativos e a sua influência na minha intervenção. Através de uma análise reflexiva sobre as intenções para a ação pedagógica, identifiquei um aspeto que considerei mais significativo, a inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), que decidi estudar mais aprofundadamente. O meu estudo centra-se nas atitudes e opiniões dos pares ao terem uma criança com NEE no grupo. Assim, no jardim-de-infância apliquei um teste sociométrico em abril, e após um momento de intervenção que privilegiou a inclusão social da criança com NEE no grupo, apliquei novamente o mesmo teste sociométrico em julho. Desde modo, foi possível perceber e analisar as alterações nas dinâmicas sociais do grupo.