Repository logo
 
Publication

Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar

dc.contributor.advisorFuertes, Marinapt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorAzevedo, Ana Rita Fanha
dc.date.accessioned2024-02-08T09:53:04Z
dc.date.available2024-02-08T09:53:04Z
dc.date.issued2023-11-08
dc.descriptionDissertação entregue à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de Mestre em Intervenção Precocept_PT
dc.description.abstractNa idade pré-escolar (3 aos 6 anos) a criança aprende sobre si e sobre o que a rodeia, através de experiências nos seus contextos de vida e com os seus interlocutores. Nessas interações, as crianças, imitam e recriam os modelos dos adultos e dos pares. Os estudos Tandem portugueses (2015, 2016, 2017, 2018 & 2022) indicam que a forma como o adulto interage e comunica influencia a ação e a participação da criança, corroborando a investigação, que refere, que as interações adulto-criança e entre pares, contribuem também para o desenvolvimento de modelos cooperativos e construtivos de conduta. Será que a criança, quando assume o papel do adulto com outras crianças, replica o modelo de comportamento d@s educador@ e auxiliar@? Nesta pesquisa participaram 40 crianças em idade pré-escolar e 6 adultos, numa atividade lúdica de construção conjunta com materiais pré-definidos durante 15 minutos, i.e., na situação Tandem, de forma a percebermos se existia transferência do modelo do adulto para a criança e desta para outras crianças. Os resultados do nosso estudo sugerem que não se verifica transferência dos modelos do adulto em todos os casos ou sempre na mesma direção. Não obstante, encontram-se evidências de transferência de modelos e de comportamentos comunicativos. O presente estudo pretende contribuir, com os seus resultados, para a investigação científica e para a melhoria das práticas da Educação-de-Infância e Intervenção Precoce nomeadamente no que diz respeito à importância do papel do adulto (educad@r e auxiliar@), enquanto modelo de interação e participação, para as crianças e no respeito pelos direitos da criança, sobretudo no seu direito à participação e livre expressão enquanto sujeito e agente do próprio processo educativo.pt_PT
dc.description.abstractAt pre-school age (3 to 6 years old), children learn about themselves and their surroundings, through experiences in their life contexts and with their interlocutors. In these interactions, children imitate and recreate the models of adults and peers. The Portuguese Tandem studies (2015, 2016, 2017, 2018 & 2022) indicate that the way the adult interacts and communicates influences the child's action and participation, corroborating the investigation, which states that adult-child and peer interactions, also contribute to the development of cooperative and constructive models of conduct. Does the child, when assumes the role of an adult with other children, replicate the behavior model of educators and assistants? In this research, 40 preschool children and 6 adults participated in a playful activity of joint construction with pre-defined materials for 15 minutes, i.e., in the Tandem situation, in order to understand if there was a transfer of the model from the adult to the child and from this to other children. The results of our study suggest that there is no transfer of adult models in all cases or always in the same direction. Nevertheless, there is evidence of model transfer and communicative behavior. The present study aims to contribute, with its results, to scientific research and to the improvement of Childhood Education and Early Intervention practices, particularly with regard to the importance of the role of the adult (Educator and Assistant), as a model of interaction and participation, for children and respect for children's rights, especially their right to participation and free expression as a subject and agent of the educational process itself.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationAzevedo, A. R. F. (2023). Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolar (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17074pt_PT
dc.identifier.tid203525850
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/17074
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectParticipação da criançapt_PT
dc.subjectInterações adulto/criançapt_PT
dc.subjectInteração entre criançaspt_PT
dc.subjectModelos cooperativospt_PT
dc.subjectTransferência de modelospt_PT
dc.subjectChild participationpt_PT
dc.subjectAdult/child interactionspt_PT
dc.subjectInteraction between childrenpt_PT
dc.subjectCooperative modelspt_PT
dc.subjectModel transferpt_PT
dc.titleProjeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameIntervenção Precoce

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Mestrado IP Final Ana Rita_vf.pdf
Size:
3.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: