Browsing by Issue Date, starting with "2023-11-08"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Fortalecimento abdominal através do método Pilates e seu impacto no aperfeiçoamento do adage na técnica de dança clássica: um estudo com alunos de intermédio I e II na Academia de Dança Contemporânea de SetúbalPublication . Correia, Carla Sofia; Nascimento, VandaEste Estágio foi realizado e implementado no ano letivo 2022/2023, na disciplina de Técnica de Dança Clássica, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, destinando-se aos alunos de Intermédio I e II. O tema central deste Estágio foca-se num estudo exploratório que utilizou exercícios específicos do método Pilates, para fortalecer a região central do corpo, conhecida como core. Este Estágio visou compreender de que forma esse fortalecimento influencia a coordenação no movimento de adage, nomeadamente no developpé, um elemento fundamental na técnica de dança clássica. Reconhecendo a importância de complementar a prática em dança, definiu-se como principal objetivo melhorar a técnica dos alunos nas aulas de dança clássica, aplicando os mesmos princípios noutras vertentes da sua formação. A escolha deste tema surgiu inicialmente de uma abordagem ampla ao método Pilates. Contudo, após uma pesquisa mais aprofundada, optou-se por selecionar exercícios específicos, centrados na otimização do progresso e desempenho dos alunos. Para fundamentar e direcionar este estudo, foram realizadas extensas pesquisas bibliográficas, destacando-se autores conceituados na área do Pilates. Entre as diferentes vertentes do método, a pesquisa concentrou-se nos exercícios realizados no solo (matwork), garantindo que os alunos pudessem incorporar estas práticas sem a necessidade de equipamento adicional. A metodologia escolhida para este estudo é a investigação-ação. Os resultados obtidos foram analisados minuciosamente, com o objetivo de compreender os efeitos observados nos corpos dos alunos e a evolução resultante do treino selecionado. A recolha de dados envolveu a utilização de diários de bordo, registos visuais e grelhas de observação, promovendo uma reflexão aprofundada sobre cada caso de estudo. Espera-se que, através do trabalho desenvolvido durante o Estágio, os alunos envolvidos desenvolvam uma maior consciência corporal e a capacidade de analisar o próprio corpo. Possibilitando uma colocação precisa dos membros inferiores e uma elevação controlada da perna, minimizando desequilíbrios e potenciando uma conexão mais eficaz com o core.
- Projeto tandem: estudo sobre os contributos do adulto como modelo social e pedagógico na aprendizagem adulto/criança e a pares, em crianças em idade pré-escolarPublication . Azevedo, Ana Rita Fanha; Fuertes, Marina; Fernandes, IsabelNa idade pré-escolar (3 aos 6 anos) a criança aprende sobre si e sobre o que a rodeia, através de experiências nos seus contextos de vida e com os seus interlocutores. Nessas interações, as crianças, imitam e recriam os modelos dos adultos e dos pares. Os estudos Tandem portugueses (2015, 2016, 2017, 2018 & 2022) indicam que a forma como o adulto interage e comunica influencia a ação e a participação da criança, corroborando a investigação, que refere, que as interações adulto-criança e entre pares, contribuem também para o desenvolvimento de modelos cooperativos e construtivos de conduta. Será que a criança, quando assume o papel do adulto com outras crianças, replica o modelo de comportamento d@s educador@ e auxiliar@? Nesta pesquisa participaram 40 crianças em idade pré-escolar e 6 adultos, numa atividade lúdica de construção conjunta com materiais pré-definidos durante 15 minutos, i.e., na situação Tandem, de forma a percebermos se existia transferência do modelo do adulto para a criança e desta para outras crianças. Os resultados do nosso estudo sugerem que não se verifica transferência dos modelos do adulto em todos os casos ou sempre na mesma direção. Não obstante, encontram-se evidências de transferência de modelos e de comportamentos comunicativos. O presente estudo pretende contribuir, com os seus resultados, para a investigação científica e para a melhoria das práticas da Educação-de-Infância e Intervenção Precoce nomeadamente no que diz respeito à importância do papel do adulto (educad@r e auxiliar@), enquanto modelo de interação e participação, para as crianças e no respeito pelos direitos da criança, sobretudo no seu direito à participação e livre expressão enquanto sujeito e agente do próprio processo educativo.