dc.contributor.author | Pina, José | |
dc.contributor.author | Ferreira, Rui | |
dc.contributor.author | G Dias, Alfredo | |
dc.contributor.author | Leite, Teresa | |
dc.date.accessioned | 2016-12-21T14:25:02Z | |
dc.date.available | 2016-12-21T14:25:02Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O Projeto de Empreendedorismo e Literacia Financeira (E.L.F.) tem sido desenvolvido desde 2010, de uma forma sistemática e com recurso a didáticas integradas, conduzindo ao envolvimento dos alunos em atividades que têm em linha de conta as especificidades e os recursos do meio e valorizando o conhecimento das raízes culturais e locais. Para tal, faz um uso claro de dinâmicas de grupo em mini-empresas, com vista ao desenvolvimento das competências do empreendedorismo, necessárias a uma aquisição mais eficaz dos aspetos curriculares, promovendo deste modo a inclusão e o sucesso escolar. O projeto tem vindo a ser aplicado a duas turmas do primeiro ciclo do ensino básico (1º CEB), em escolas de meio rural na região de Lisboa e Vale do Tejo, usando como base o empreendedorismo cruzado com o currículo nacional de forma integrada, dando-lhe uma maior expressão relativamente ao potencial de aplicação no quotidiano e procurando levar os alunos a tomar consciência da importância da sequência com que o mesmo é abordado. Visa-se, assim, tornar as aprendizagens mais significativas e fornecer uma visão verdadeiramente global da interligação entre as várias áreas curriculares. O projeto orientou-se para dois objetivos principais: determinar se um projeto de integração curricular no primeiro ciclo pode contribuir para (i) o desenvolvimento de competências associadas ao empreendedorismo; (ii) a centralização da escola na comunidade, dando origem a dois estudos. Os resultados obtidos vão no sentido de demonstrar que as experiências associadas ao empreendedorismo contribuíram para o desenvolvimento pessoal dos alunos e valorização das raízes locais, resultando ainda numa diminuição do insucesso escolar. É possível perceber que os alunos se tornaram mais conscientes das etapas necessárias a percorrer para a obtenção de sucesso no processo de tomada de decisão, a nível do seu futuro pessoal e académico. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-97004-3-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/6646 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Pedro Nunes. Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_PT |
dc.subject | Integração curricular | pt_PT |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Educação financeira | pt_PT |
dc.subject | Relação escola-comunidade | pt_PT |
dc.title | Empreendedorismo e literacia financeira no 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 165 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 150 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Jornadas do Ensino do Empreendedorismo | pt_PT |
person.familyName | Gomes Dias | |
person.familyName | Leite | |
person.givenName | Alfredo | |
person.givenName | Teresa | |
person.identifier.ciencia-id | DA1C-B0CA-8A5B | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6500-844X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2969-9882 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55798180500 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 | |
relation.isAuthorOfPublication | 265aeea0-ce91-41c1-933a-67ea35e57975 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a8ac79f6-189a-41db-932f-4026294e4729 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Empreendedorismo e literacia financeira no 1º Ciclo do Ensino Básico.pdf
- Size:
- 801.69 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: