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Determinantes dos conhecimentos nutricionais: fontes de informação e crenças de saúde

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Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde os conhecimentos nutricionais constituem um fator importante para assegurar escolhas alimentares conscientes. A forte influência dos meios de comunicação faz com que a informação, nomeadamente sobre nutrição, seja facilmente divulgada. Não se conhecem estudos que associem fontes de informação com conhecimentos nutricionais. Embora as crenças de saúde sejam amplamente estudadas para prever comportamentos de saúde, não se conhecem associações entre as crenças de saúde e a pesquisa de informação. Objetivos: Caracterizar a amostra quanto aos conhecimentos nutricionais, variáveis sociodemográficas, pesquisa de informação, consulta com profissional de saúde e crenças de saúde; identificar os determinantes dos conhecimentos nutricionais; caracterizar a associação entre a pesquisa de informação, variáveis sociodemográficas e crenças de saúde. Metodologia: Estudo analítico, observacional e transversal. A amostra incluiu 818 indivíduos residentes em Portugal continental e ilhas, com idade mínima de 18 anos e com formações e/ou profissões fora da área da saúde. Os dados foram recolhidos através de um questionário online submetido a um painel de especialistas e a um pré-teste. Os conhecimentos nutricionais foram avaliados através da versão reduzida do Questionário de Conhecimentos Nutricionais, validado para a população portuguesa. A perceção do estado de saúde foi avaliada através da primeira questão do Short Form Health Survey 36-item (SF-36). Resultados: A maioria dos indivíduos apresentava bons conhecimentos nutricionais (n= 504; 61,6 %). Como determinantes de um nível conhecimentos nutricionais superior foram identificados, por ordem de importância: maior idade, sexo feminino, maior frequência de contacto com pessoas com conhecimentos especializados na área da saúde, maior frequência de utilização da Internet para procurar informação sobre alimentação ou nutrição, maior nível de escolaridade, perceção do estado de saúde mais positiva, maior frequência de utilização de livros e a menor frequência de utilização de programas de televisão para procurar informação sobre alimentação ou nutrição (R2ajustado=22,8%, p=0,032). Observou-se que a frequência de pesquisa de informação está relacionada com o sexo. As fontes de informação utilizadas variam consoante o sexo, idade, número de filhos, perceção do estado de saúde e suscetibilidade percecionada em relação às doenças cardíacas e obesidade. O nível de escolaridade influencia a importância dada à fonte de informação estar associada a uma organização ou instituição reconhecida. Conclusão: Variáveis sociodemográficas, fontes de informação utilizadas e perceção do estado de saúde têm influência nos conhecimentos nutricionais. Este estudo representa um ponto de partida para explorar a relação entre conhecimentos nutricionais, fontes de informação e crenças de saúde.
ABSTRACT - Introduction: According to the World Health Organization, nutritional knowledge is an important factor in ensuring conscious food choices. The strong influence of the media makes information, in particular on nutrition, easily disseminated. There are no known studies associating sources of information and nutritional knowledge. Although health beliefs are widely studied to predict health behaviours, there are no known associations between health beliefs and information research. Objectives: To characterize the sample regarding nutritional knowledge, sociodemographic variables, information research, consultation with health professionals and health beliefs; to identify determinants of nutritional knowledge; to characterize the association between information research, sociodemographic variables and health beliefs. Methodology: Analytical, observational and cross-sectional study. The sample included 818 individuals residing in continental Portugal and islands, with a minimum of 18 years of age and with non-health related training and/or profession. Data were collected through an online questionnaire submitted to a panel of experts and a pre-test. Nutritional knowledge was assessed according to the reduced version of Nutritional Knowledge Questionnaire, validated for the Portuguese population. The perception of health status was assessed through the first question of the Short Form Health Survey 36-Item (SF-36). Results: Most subjects had good nutritional knowledge (n = 504; 61,6%). As determinants of a higher level of nutritional knowledge were identified, sorted by importance: older age, female gender, higher frequency of contact with people with expertise in health, more frequent use of the Internet to search for information about food and nutrition, higher education level, positive health status perception, higher frequency of use of books and lower frequency of use of television as nutritional information sources (adjusted R2 = 22.8%, p=0.032). It was observed that information research frequency is gender-related. Preferred information sources vary according to gender, age, number of children, health status perception and perceived susceptibility to heart disease and obesity. The level of education influences the importance given to the source of information being associated with a recognized organization or institution. Conclusion: Sociodemographic variables, information sources used and perception of health status influence nutritional knowledge. This study is a starting point to explore the relationship between nutritional knowledge, information sources and health beliefs.

Description

Mestrado em Nutrição Clínica

Keywords

Nutrição clínica Informação nutricional Conhecimento de saúde Crença em saúde Clinical nutrition Nutritional information Health knowledge Health belief

Citation

Melo AR. Determinantes dos conhecimentos nutricionais: fontes de informação e crenças de saúde [dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; 2016.

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Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa