Repository logo
 
Publication

O mapa conceptual: uma estratégia de sistematização e relação de conteúdos em história e geografia de Portugal numa turma de 6.º ano

dc.contributor.authorSilva, Marina
dc.contributor.authorRato, Valter
dc.contributor.authorFerreira, Nuno Martins
dc.date.accessioned2021-08-21T09:55:09Z
dc.date.available2021-08-21T09:55:09Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractO presente artigo tem por base um estudo realizado em contexto de Prática Profissional Supervisionada numa turma de 6.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo das características da turma, decidiu- se escolher como estratégia de ensino de conteúdos históricos e geográficos o mapa de conceitos ou mapa conceptual como forma de sistematizar e relacionar os diversos conteúdos abordados durante a prática pedagógica. Este recurso foi aplicado ao longo da intervenção, no final de cada unidade temática. Os alunos da turma em questão apresentavam grandes dificuldades em relacionar e sistematizar os conteúdos de História e Geografia de Portugal e também os de outras disciplinas. Este facto verificou-se, uma vez que possuíam hábitos de estudo incipientes e por nunca lhes ter sido apresentada esta técnica da História e Geografia – o mapa conceptual – como forma de relação e síntese de conteúdos. Identificadas as fragilidades, propôs-se trabalhar a seguinte questão- problema: de que forma o mapa conceptual potencia a síntese e as relações de conteúdos já abordados, influenciando o aproveitamento escolar dos alunos? Após a implementação de dois mapas conceptuais, verificou-se que os discentes apreenderam, de uma forma mais satisfatória, os conteúdos lecionados. Conseguiram, portanto, identificar o essencial de uma determinada categoria e estabelecer relações mais significativas que se encontraram espelhadas no momento de avaliação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article is based on a study carried out in the context of Supervised Teaching Practice II in a class of 6th year of the 1st Cycle of Basic Education. Based on the characteristics of the class, it was decided to choose the concept map or conceptual map as a strategy for teaching historical and geographical content as a way of systematizing the relationship between the various contents covered during the pedagogical practice. This resource was applied throughout the intervention, at the end of each thematic unit. The students of the class in question had great difficulties in relating and systematizing the contents of History and Geography of Portugal and also those of other subjects. This fact was verified, since they had incipient study habits and because they had never been introduced to this technique of History and Geography - the conceptual map - as a form of relationship and synthesis of contents. Having identified the weaknesses, it was proposed to work on the following question-problem: how does the conceptual map enhance the synthesis and relations of contents already spoken, influencing the students' scholar performance? After the implementation of two concept maps, it was found that the students learned, in a more satisfactory way, the contents taught. They were therefore able to identify the essentials of a given category and establish more significant relationships that were mirrored at the time of evaluation.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, M., Rato, V., Ferreira, N. M. (2021) O mapa conceptual: uma estratégia de sistematização e relação de conteúdos em história e geografia de Portugal numa turma de 6.º ano. in Dias, A. G., Hortas, M. J., Ferreira, N. M.& Cabanillas, F. J.(Eds.) TempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos II. (pp. 85-101) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.151pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.151pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-16-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13652
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/E-book%20Tempumspacio_21_vf2_doi.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMapa conceptualpt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectGeografiapt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subject2.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectConcept mappt_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectHistorypt_PT
dc.subjectGeographypt_PT
dc.subject2nd cycle of basic educationpt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.titleO mapa conceptual: uma estratégia de sistematização e relação de conteúdos em história e geografia de Portugal numa turma de 6.º anopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage101pt_PT
oaire.citation.startPage84pt_PT
oaire.citation.titleTempuSpacium - Didática das Ciências Sociais, Estudos IIpt_PT
person.familyNameAlexandre Martins Ferreira
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-id0F1C-9527-404E
person.identifier.orcid0000-0001-7385-2376
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication2a0f71df-74e3-4868-8962-17ef6035c9e8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2a0f71df-74e3-4868-8962-17ef6035c9e8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
85_O mapa conceptualE-book Tempumspacio_21_vf2_doi.pdf
Size:
768.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format