Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Exercício: pensar a educação aprendendo com as artes

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Assinalar o aniversário de um projeto de formação com um livro coletivo é uma iniciativa plena de abertura ao mundo e à reflexão. Por isso, aceitei este convite com um imenso prazer de poder fazer parte e, fazendo-o, só poderia corresponder ao estímulo pensandoescrevendo pela primeira vez sobre algo que me tem inquietado e ocupado: as relações entre educação e arte. O meu campo de trabalho tem-se situado na docência, especificamente na formação inicial de educadoras/es de infância e de professoras/es do 1º ciclo do ensino básico; contudo, a minha investigação, nos últimos anos, tem procurado explorar o cruzamento entre arte e educação, mais especificamente entre práticas e processos artísticos e pedagógicos (Assis, Gomes, Pereira & Pires, 2017; Pires, Alves & Gomes, 2019). Neste texto, pretendo exercitar-me na apresentação, não de respostas, mas de propostas e de interrogações que justifiquem o interesse que tenho nestas aproximações entre dois campos.

Description

Keywords

Exercício Educação Arte

Citation

Gomes, E. X. (2021). Exercício. Pensar a educação aprendendo com as artes. In Falcão, M.; Leite, T. Pereira, T. (Coords.) Educação Artística, 2010-2020. (pp.57-61). Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa/CIED. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.128

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa

CC License

Altmetrics