Publication
Participação das famílias na rotina do jardim de infância:características e estratégias usadas
dc.contributor.advisor | Nunes, Clarisse | pt_PT |
dc.contributor.author | Lima, Beatriz Ferreira Pinto de | |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T13:58:01Z | |
dc.date.available | 2024-11-19T13:58:01Z | |
dc.date.issued | 2024-05-23 | |
dc.description | Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente relatório emerge da Prática Profissional Supervisionada II (PPS), que decorreu numa instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Lisboa, durante um período de, aproximadamente, quatro meses, em contexto de Jardim de Infância (JI). Inicialmente, o grupo era composto por 24 crianças que estavam a completar os três anos de idade (10 crianças do género masculino e 14 crianças do género feminino). No entanto, o estágio terminou com 23 crianças em sala, visto que houve uma desistência (10 do género masculino e 13 do género feminino). A instituição regia-se por diferentes modelos pedagógicos, particularmente, o modelo pedagógico Reggio Emilia. O relatório apresenta ao leitor a caracterização de uma ação educativa contextualizada onde decorreu a intervenção. Adicionalmente, apresenta as intenções da minha intervenção e a avaliação do processo da intervenção, bem como a problemática da investigação. O tema de investigação teve em conta a minha observação em relação ao envolvimento das famílias na rotina do JI. A investigação realizada procurou: (i) Mapear as características da participação das famílias no jardim de infância; (ii) Caracterizar as estratégias usadas pela educadora de infância para promover a participação das famílias na rotina do/a filho/a no jardim de infância e (iii) Conhecer a opinião das crianças sobre a presença da família no jardim de infância. A nível da metodologia, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a recolha de dados foram utilizadas a observação direta e indireta, que envolveu a realização de um questionário online às famílias e um questionário à educadora cooperante (EC), bem como uma entrevista às crianças. Ao nível da observação direta foram privilegiadas as notas de campo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à análise de conteúdo. Os resultados obtidos com o estudo indicaram que as famílias não tomavam iniciativa para promover a sua participação, mas, eram famílias ativas perante as propostas da educadora e/ou da instituição participando sempre que solicitadas. Como maior constrangimento à sua participação apontaram a falta de tempo, relacionando-se com o facto de terem atividades profissionais a cumprir. As famílias consideravam a sua participação positiva para os seus educandos, beneficiando o seu desenvolvimento. Em relação as estratégias utilizadas pelos profissionais de educação para promover a participação das famílias, a educadora cooperante destacou: o convite às famílias para participar em propostas na sala, a partilha de vídeos das crianças a realizar atividades no JI, o recurso à informação escrita e às conversas formais e/ou informais com as famílias, entre outras. Verificou-se, que o recurso às tecnologias constituía um recurso facilitador da articulação entre o jardim de infância e a família das crianças. Sendo que neste estudo se procurou dar voz às crianças constatámos que as crianças gostam da participação das famílias no JI e, a maioria, manifesta prazer em realizar atividades em casa com os pais. No final do relatório é, ainda, apresentada uma reflexão sobre a construção da profissionalidade e as considerações finais. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report emerges from the Supervised Professional Practice II (PPS), which took place in a Private Social Solidarity Institution (IPSS) in Lisbon, for about four months, in a Kindergarten (JI). Initially, the group consisted of 24 children who were turning three years old. However, the internship ended with 23 children in the classroom, as there was a dropout. Thus, initially, the group consisted of 10 male children and 14 female children, later there were only 13 female children. It is important to note that the institution was guided by different pedagogical models, however, the one that characterized it the most was the Reggio Emilia pedagogical model. The report presents to the reader the characterization of an educational action contextualized where the intervention took place. Furthermore, it presents the intentions outlined for my intervention and the evaluation of the intervention process, as well as the problem. The research topic considered my observation regarding the involvement of families in the kindergarten routine. The research carried out aimed to: (i) Map the characteristics of family participation in kindergarten; (ii) Characterize the strategies used by the kindergarten teacher to promote family participation in the child's routine at kindergarten and (iii) Know the children's opinion on the presence of the family in kindergarten. At the methodological level, this is a qualitative case study. For data collection, direct observation and indirect observation were used, which involved conducting an online questionnaire to families and a questionnaire to the cooperating teacher (CT), as well as a semi-structured interview with the children in the group. In terms of direct observation, field notes were privileged. The collected data were analyzed using content analysis. The results obtained from the study show that families did not take the initiative to promote their participation but were active families in the face of the proposals of the teacher and/or the institution, participating whenever requested. The lack of time was pointed out as the main constraint to their participation, related to the fact that they had professional activities to fulfill. It was also found that families considered their participation positive for their children, thereby benefiting their development. Regarding the strategies used by education professionals to promote family participation, the preschool teacher highlighted: inviting families to participate in proposals in the classroom, sharing videos of children doing activities in kindergarten, using written information and formal and/or informal conversations with families, among others. It was found that the use of technology was a facilitator of the articulation between kindergarten and the families of the children. This study includes the voice to children. Findings indicate that children enjoy the participation of families in kindergarten and, most are pleased by doing activities at home with their parents. Last, a reflection on the professional identity development and final considerations are also presented. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.citation | Lima, B. F. P. (2024). Participação das famílias na rotina do jardim de infância:características e estratégias usadas (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/17939 | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203725530 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/17939 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Jardim de infância | pt_PT |
dc.subject | Rotina | pt_PT |
dc.subject | Participation | pt_PT |
dc.subject | Family | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten | pt_PT |
dc.subject | Routine | pt_PT |
dc.title | Participação das famílias na rotina do jardim de infância:características e estratégias usadas | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.title | Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar |