Repository logo
 
Publication

Os riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância

dc.contributor.advisorTomás, Catarina Almeidapt_PT
dc.contributor.advisorRocha, Carla Correiapt_PT
dc.contributor.authorGomes, Andreia Filipa Lourenço
dc.date.accessioned2019-02-12T11:35:48Z
dc.date.available2019-02-12T11:35:48Z
dc.date.issued2018-07-19
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS) que decorreu num Jardim de Infância (JI) público em Lisboa, com um grupo de crianças com idades entre os 3 e os 6 anos. Constitui-se como um trabalho reflexivo e reflexo da minha prática enquanto educadora estagiária e pretende apresentar e descrever o caminho trilhado durante os quatro meses de intervenção pedagógica e desenvolvimento de uma atitude investigativa. É apresentada ao leitor uma caraterização do contexto, que objetiva uma ação educativa emoldurada e que alicerça em intencionalidades, sendo ainda explicitados os moldes em que decorreu a avaliação no e do processo de intervenção. O último capítulo debruça-se sobre a questão da (re)construção da profissionalidade docente como educadora de infância, sendo apresentada uma reflexão que alude para alguns dos seus traços estruturantes. Este trabalho reserva, ainda, um capítulo para a apresentação da investigação realizada no mesmo contexto, que incide sobre os riscos e a segurança no recreio do JI. Arrogando como objetivo primordial compreender em que medida é que as representações das adultas relativamente ao risco influenciam a liberdade de ação, ou não, das crianças no recreio do JI, foram escutadas as vozes das quatro educadoras da organização e das onze crianças da sala em que decorreu a intervenção. É crucial salientar que a investigação se ampara num enquadramento teórico que perspetiva o risco e a segurança como conceitos correlativos e numa matriz multidisciplinar que coloca em diálogo a Pedagogia, a Sociologia da Infância e a Educação Física. Metodologicamente, a investigação assume uma natureza qualitativa, tendo-se optado pelo estudo de caso e utilizadas diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados. A análise e discussão dos dados evidenciou as conceções negativas das educadoras sobre o risco e a influência que estas representações têm nos comportamentos de supervisão e gestão do risco, constatando-se práticas restringentes e inibitivas, descritas por adultas e crianças, que colocam em causa a liberdade de ação das últimas. Os resultados deste estudo contribuem, assim, para a discussão sobre a tendência crescente de uma sociedade de aversão ao risco (Gill, 2007), onde é urgente promover práticas pedagógicas que considerem a análise risco-benefício (Ball, 2002).pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT The report presented here was prepared within the scope of the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice (PPS), which was held in a Public Kindergarten (JI) in Lisbon, with a group of children between the ages of 3 and 6 . It constitutes a reflexive work and reflects my practice as a trainee educator and intends to present and describe the path taken during the four months of pedagogical intervention and the development of an investigative attitude. The reader is presented with a characterization of the context, which aims at an educational action framed and based on intentionalities, and also explained the molds in which the evaluation occurred in and of the intervention process. The last chapter deals with the (re) construction of teaching professionalism as a kindergarten teacher, with a reflection that alludes to some of its structuring traits. This work also reserves a chapter for the presentation of research carried out in the same context, which focuses on the risks and safety in the recreation of the JI. Arrogating as a primary objective to understand the extent to which the representations of adults about risk influence the children's freedom to act or not in the playground of the JI, the voices of the four educators of the organization and of the eleven children in the room were heard. the intervention took place. It is crucial to emphasize that research is based on a theoretical framework that looks at risk and safety as correlative concepts and in a multidisciplinary matrix that puts in dialogue, Pedagogy, Sociology of Childhood and Physical Education. Methodologically, the research assumes a qualitative nature, having chosen the case study and using different techniques and instruments of data collection. The analysis and discussion of the data evidenced the negative conceptions of the educators about the risk and the influence that these representations have on the behavior of supervision and risk management, observing restrictive and inhibitive practices, described by adults and children, that call into question the freedom of action of the latter. The results of this study contribute, therefore, to the discussion about the growing tendency of a society of risk aversion (Gill, 2007), where it is urgent to promote pedagogical practices that consider risk-benefit analysis (Ball, 2002).pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationGomes, A. F. L. (2018). Os riscos da segurança no recreio. As vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infância (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9481pt_PT
dc.identifier.tid202029328
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9481
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática profissional supervisionadapt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectBrincarpt_PT
dc.subjectRecreiopt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectRiscopt_PT
dc.subjectSupervised professional practicept_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectPlaypt_PT
dc.subjectPlaygroundpt_PT
dc.subjectSafetypt_PT
dc.subjectRiskpt_PT
dc.titleOs riscos da segurança no recreio: as vozes das crianças e das educadoras de um jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório PPS II com Anexos - Andreia Gomes (2016102).pdf
Size:
2.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: